Ciência

Riqueza em estado bruto: Diamante de 131 quilates é encontrado em Angola

23 • 09 • 2022 às 18:02
Atualizada em 03 • 10 • 2022 às 10:07
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um imenso diamante branco de 131 quilates foi encontrado em uma mina na região nordeste de Angola. Segundo a Empresa Nacional de Diamantes (Endiama) a pedra preciosa do tipo 2-A foi escavada no dia 13 de setembro na mina do Lulo, na província da Lunda Norte. Este é o segundo diamante de grande dimensão encontrado na mina somente neste mês. No dia 2, uma pedra rosa de 170 quilates também foi encontrada no local de mineração.

O novo e imenso diamante branco descoberto em Angola é um dos maiores do mundo

O novo e imenso diamante branco descoberto em Angola é um dos maiores do mundo

Leia também: A cidade alemã que foi erguida sobre milhares de toneladas de diamante

A recente descoberta é, segundo a Endiama, o 29º diamante de mais de 100 quilates extraído da mina do Lulo e o quarto somente neste ano. “Estou absolutamente convencido de que, com descobertas dessa natureza, estaremos, nos próximos tempos, entre os maiores produtores de diamantes do mundo”, afirmou Diamantino Pedro Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola.

A avaliação dos 131.34 quilates do diamante recentemente descoberto na mina do Lulo

A avaliação dos 131.34 quilates do diamante recentemente descoberto na mina angolana do Lulo

Saiba mais: Diamante da Tiffany usado por Beyoncé e o colonialismo na África do Sul

As operações na mina aluvionar do Lulo são conduzidas pela Sociedade Mineira do Lulo, uma junção das empresas angolanas Endiama, que controla 32% das ações, Rosas e Pétalas, com 28%, e ainda a australiana Lucapa Diamond, que possui 40% das ações da mina. “Da nossa parte, as empresas poderão sempre contar com todo o apoio institucional para garantir o bom desempenho das suas operações”, afirmou o ministro.

O diamante rosa descoberto na mesma mina no início do mês é ainda maior

O diamante rosa descoberto na mesma mina no início do mês é ainda maior

Viu isso? Homem deixa cair um anel de noivado de diamante em lago e viraliza no TikTok

Foi a empresa australiana que anunciou a descoberta do imenso diamante rosa puro no início do mês. Segundo a Lucapa Diamond, a pedra, batizada de “Rosa do Lulo”, pode ser o maior diamante encontrado nos últimos 300 anos. As pedras ainda precisam ser cortadas e polidas para serem avaliadas em seu valor total, processo no qual um diamante pode perder em tamanho e peso.

Os 170 quilates da “Rosa do Lulo” antes da pedra ser polida

Os 170 quilates da “Rosa do Lulo” antes da pedra ser polida

Olha isso: Campanha quer tornar um diamante feito de cabelo no mais valioso do mundo

Em 2017, o diamante Pink Star, de 59,6 quilates, por exemplo, foi arrematado em um leilão por 71,2 milhões de dólares, equivalentes a mais de 364 milhões de reais, tornando-se o diamante mais caro já vendido até hoje. Com as descobertas históricas recentes em Angola, é possível que esse marco esteja com os dias contados.

O recorde de mais caro diamante do mundo do Pink Star pode ser derrubado em breve

O recorde de mais caro diamante já vendido no mundo do Pink Star pode ser derrubado em breve

Publicidade

© fotos 1, 2: Endiama/divulgação

© foto 3, 4: Lucapa Diamond/divulgação

© foto 5: Getty Images


Canais Especiais Hypeness