Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O telescópio espacial James Webb foi desenvolvido para revolucionar a astronomia e vem cumprindo tal tarefa com maestria: o mais recente feito do equipamento é seu primeiro registro direto de um exoplaneta.
A foto capturou o gigante gasoso HIP 65426 b, um exoplaneta rodeado por nuvens de poeira localizado a 385 anos-luz da Terra, que pôde ser observado através de quatro diferentes filtros de luz.
A foto tirada pelo equipamento do gigante gasoso HIP 65426 b, com os diferentes filtros de luz
-Comparação das fotos do Webb e do Hubble mostra a diferença do novo telescópio
Um exoplaneta é um planeta localizado fora do Sistema Solar, orbitando uma estrela diferente do que o nosso Sol. Até hoje, a maioria dos exoplanetas foram observados indiretamente, através da captura de variações nas luzes das estrelas que orbitam, mas a foto tirada recentemente pelo telescópio se confirma como mais um momento de revolução nos estudos do universo proporcionado pelo equipamento.
Cada filtro isola e “traduz” a luz do exoplaneta de forma diferente, formando assim a imagem final
-Retrospectiva sonora da Nasa descobrindo mais de 5 mil exoplanetas desde 1992
O HIP 65426 b tem entre 6 a 12 vezes a massa de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema, e é um planeta jovem, com “apenas” 15 a 20 milhões de anos. A dificuldade em realizar seu registro direto se dá pela intensidade de seu brilho: a estrela ao redor das quais orbitam os exoplanetas costumam ser muito mais brilhantes do que os próprios planetas, dificultando assim sua identificação e observação.
Detalhe de registro anterior do HIP 65426 b, capturado por telescópio da Agência Europeia
-Astrônomos podem ter localizado o primeiro exoplaneta conhecido em outra galáxia
No caso do HIP 65426 b, o planeta é cerca de 10 mil vezes menos brilhante que sua estrela, e por isso o Webb utilizou sua capacidade infravermelha e seus instrumentos para bloquear a luz e captar imagens diretas. “Foi realmente impressionante quão bem funcionaram os coronógrafos do Webb para suprimir a luz da estrela anfitriã”, afirmou Sasha Hinkley, professora de astronomia da Universidade de Exeter e diretora da equipe de observação.
Lançado ao espaço em dezembro de 2021 como o mais potente telescópio já desenvolvido, o James Webb trabalha orbitando o Sol a cerca de 1,6 milhões de quilômetros. Foram poucas as vezes em que exoplanetas puderam ser registrados diretamente, e o novo feito do telescópio pode trazer informações valiosas sobre a “juventude” de planetas como Júpiter e Saturno – e, assim, sobre a origem do nosso Sistema Solar.
O James Webb vem cumprindo sua missão de superar as capacidade do telescópio Hubble
-James Webb fotografa galáxia a 500 milhões de anos-luz fazendo ‘ginástica estelar’
“O James Webb vai abrir a porta para toda uma nova classe de planetas que esteve completamente fora do nosso alcance, e ao observá-los em uma maior amplitude de comprimentos de onda, podemos estudar a composição deles de forma muito mais profunda”, afirmou Hinkley. “Estamos diante de um ponto de inflexão, não só para o Webb como também para a astronomia em geral”, concluiu. O estudo a partir do registro do HIP 65426 b foi publicado e ainda aguarda a revisão de pares.
Publicidade
Todo mundo tem um chocolate preferido, cuja textura, perfume, cor e sabor formam a receita perfeita. Há quem prefira...
Uma mancha gigante - que está prestes a explodir - foi observada na superfície do Sol por cientistas ao redor de todo...
Um “segredo fatal” ameaçava as casas da burguesia britânica dos meados do século XIX, e não estamos falando do...
A morte de uma figura como Stephen Hawking, falecido aos 76 anos na semana passada, vai reverberar por muito tempo....
Malvisto em alguns países, porém já enraizado em diversas culturas, um novo estudo garante que tirar um cochilo de...
Os estragos ocasionados pelas bombas lançadas durante a Segunda Guerra eram visíveis: cidades inteiras ficaram...
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou o uso do governo chinês para combater o coronavírus com o...
Para muito além de um ingrediente fundamental para o preparo de marinados, picles, vinagretes e outros pratos...
Um sentimento misto e contraditório vem tomando conta dos fãs de "Game of Thrones": ao mesmo tempo que nós não...