Debate

Sinal dos tempos: 45% das pessoas dizem gostar mais de seus pets que de gente

05 • 10 • 2022 às 10:52
Atualizada em 11 • 10 • 2022 às 10:51
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Você gosta mais dos seus pets ou de seres humanos? Uma pesquisa realizada pela TIM mostra que quase metade dos brasileiros afirma aproveitar melhor a presença dos animais do que de outros companheiros de espécie.

A empresa de telefonia apurou esses dados por meio da TIM Ads, plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de 38,9 milhões de clientes de pacotes pré-pagos.

cão e gato

Cães e gatos são mais bem quistos pela maioria dos brasileiros do que os seres humanos; pesquisa também mostra relação de afeto e importância dos pets na vida cotidiana

De acordo com os dados, cerca de 45% dos entrevistados afirmaram que “gostam mais de pet do que de gente”, enquanto 37% afirmam que gostam dos dois de forma igual. Ou seja, restou apenas 18% de preferência para nós, humanos.

Foram ouvidas cerca de 180 mil pessoas pela TIM, o que indica uma boa base de dados de inteligência. De acordo com as informações da empresa, 45% dos entrevistados declararam ter cachorro, enquanto 24% dizem ter gatos.

Outro recorte da pesquisa mostra que 14% dos que responderam têm entre 4 e 6 animais em casa, provando que quem gosta de pet não consegue ter somente um. Na verdade, 50% dos respondentes afirmaram ter pelo menos dois animais de estimação em seu ambiente doméstico.

Contudo, os pets não estão fazendo companhia aos seus tutores somente por diversão. Sim, o levantamento indica que a principal função dos peludos nos lares brasileiros é deixar o ambiente mais feliz (28%). Mas eles também contribuem para fazer companhia e diminuir a solidão de 16% dos brasileiros.

A redução do estresse e da depressão foi apontada como função importante dos animais de estimação para 8% e 7%, respectivamente, provando que os pets são importantes para a saúde mental.

Leia também: Essas fotos de pets ajudando seus humanos de estimação no momento do parto vão te encher de amor

Publicidade

Canais Especiais Hypeness