Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O banco de imagens Shutterstock anunciou que passará a oferecer imagens criadas por Inteligência Artificial. A iniciativa é uma parceria com o DALL-E, sistema desenvolvido pelo OpenAI para gerar imagens digitais a partir de descrições textuais.
As artes geradas pelos robôs serão incluídas nos arquivos da plataforma e serão comercializadas da mesma forma que imagens de autoria humana, tanto avulsas quanto incluídas em pacotes. Todas as imagens desta reportagem foram geradas pelo DALL-E.
Imagem gerada pelo DALL-E a partir da frase ‘uma foto de uma mão-robô desenhando’
-Getty Images vai banir uso de photoshop em modelos para promover autoestima
O OpenAI é um laboratório especializado na pesquisa de IA para fins comerciais e corporativos: a novidade da Shutterstock incluirá somente artes geradas pelo uso do DALL-E. As imagens feitas com outros softwares semelhantes serão bloqueadas pelo sistema do banco.
A atualização passará a funcionar nos próximos meses e inclui o pagamento de royalties, com parte do dinheiro indo para os criadores e outra para o treinamento de modelos do uso de Inteligência Artificial para criação de imagens a partir de textos.
Imagem gerada a partir da frase ‘pintura a óleo de um cardeal’
-Já é possível vender os direitos do seu rosto para uso em deepfakes
“Os meios para expressar a criatividade estão em constante evolução e expansão. Reconhecemos ser nossa grande responsabilidade abraçar essa evolução e garantir que a tecnologia generativa que impulsiona a inovação seja fundamentada em práticas éticas”, afirmou Paul Hennessy, CEO da Shutterstock.
No ano passado, o banco vendeu imagens e dados para a OpenAI alimentar o algoritmo do DALL-E e treinar o sistema ao desenvolvimento das artes.
Imagem gerada a partir de ‘uma nova espécie híbrida, zebra-girafa, vista na África durante um momento dourado’
-Conheça o ‘Tem que ter’, primeiro banco de imagens gratuito só com imagens LGBTQ
A novidade chega na contramão da decisão anunciada recentemente pelo Getty Images, banco de dados concorrente do Shutterstock, de proibir a venda de imagens criadas por IA em sua plataforma. Segundo Craig Peters, CEO da Getty Images, a medida visa a proteger os clientes e os autores.
“Há muitas perguntas sem resposta, sobre quem detém os direitos autorais desse material, sobre os direitos que foram aproveitados para criar esse material. Não queremos colocar nossos clientes nessa área de risco legal”, afirmou Peters.
DALL-E gerou essa imagem a partir da frase ‘Ursinhos de pelúcia trabalhando em novas pesquisas de IA debaixo d’água com tecnologia dos anos 90’
Publicidade
Rosemary Johnson tinha um futuro promissor na música. Aos 22 anos, ela já era a quarta violonista da Ópera Nacional...
Projetos de aviões não poluentes estão sendo desenvolvidos por diversas empresas de aviação . O objetivo delas é...
O smartphone está presente a cada momento do dia, podendo ser utilizado para auxiliar em tarefas cotidianas, assistir...
A Xiaomi já vende vários modelos de scooters elétricas, mas a grande novidade são os modelos acessíveis, que...
Para relembrarmos e reconhecermos o valor e a beleza do mundo ao nosso redor, é preciso conseguir olhá-lo feito fosse...
Com apenas um comando de voz é possível controlar diferentes aparelhos pela casa através da Alexa. Com alta...
Ouvir música oferece inúmeros benefícios para a saúde. Alívio do estresse, aumento da memória, incentivo à...
Um origami nas mãos dos pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, é mais do que uma tradicional...
A Volkswagen anunciou que vai utilizar o sistema de nuvem da Microsoft Corp no desenvolvimento de seus softwares para...