Debate

Brasileiro entra no ‘Guinness’ por ter os olhos mais esbugalhados do mundo

25 • 10 • 2022 às 11:14
Atualizada em 26 • 10 • 2022 às 17:08
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O mais novo brasileiro a inscrever seu nome no “Guinness Book” entrou no “Livro dos Recordes” por um talento um tanto inusitado: Sidney de Carvalho Mesquita é o homem com os olhos mais esbugalhados do mundo. O recorde foi confirmado em São Paulo, quando Sidney projetou seus olhos a 18,2 mm para fora de suas órbitas oculares, em momento, para ele, de “pura alegria, misturada com euforia e êxtase”.

Em janeiro, Sidney Mesquita foi confirmado como o homem com olhos mais esbugalhados do mundo

Sidney Mesquita foi confirmado como o homem com olhos mais esbugalhados do mundo

-A família mais alta do mundo tem uma altura média de mais de 2 metros

Sidney, que participa de eventos ao vivo para exibir seu talento ocular e trabalha como baterista e DJ, não por acaso é conhecido como “Tio Chico”, em referência ao personagem da Família Addams. De seu apelido surgiu o nome de sua empresa de delivery de hamburgueres, a “Tio Chico’s Burger”, mas é a “luxação do globo ocular”, como é conhecida tecnicamente a projeção dos olhos, que faz a fama de Sidney.

O baterista e DJ descobriu seu talento ocular aos nove anos de idade, fazendo caretas no espelho

O baterista e DJ descobriu seu talento ocular aos 9 anos de idade, fazendo caretas no espelho

-Brasileiro que trabalha na mesma empresa há 84 anos entra pro Livro dos Recordes

“Minha habilidade é definitivamente um dom. Ela veio do meu pai, da minha mãe e do criador também”, afirma, em reportagem do “Guinness”. Sidney descobriu a habilidade quanto tinha 9 anos e costumava fazer caretas diante do espelho. Inicialmente sua família pensou que os olhos saltados poderiam ser sintoma de alguma doença: exames comprovaram que não era nada além de uma capacidade física.

Quando não está "esbugalhado", Sidney apresenta olhos normais - dentro das órbitas

Quando não está ‘esbugalhado’, Sidney apresenta olhos normais – dentro das órbitas

-Pugs sofrem com problemas de saúde fruto de intervenção humana

De acordo com seu relato, a sensação de esbugalhar os olhos é semelhante à de deixar uma parte do corpo “ir embora”, em gesto que lhe tira a capacidade de focar por alguns segundos. A “luxação” não lhe causa dor nem incômodo, mas pode provocar certo ardor se os olhos secarem por ficarem saltados por muito tempo. Por isso, ele só realiza seu truque por 20 a 30 segundos e sempre hidrata os globos com colírio, principalmente em dias de evento.

Segundo comentou, o recorde lhe trará reconhecimento e novos trabalhos em apresentações

Segundo comentou, o recorde lhe trará reconhecimento e novos trabalhos em apresentações

-Freira francesa de 118 anos é a nova pessoa mais velha do mundo

Para Sidney, se tornar um recordista é uma “experiência incrível”, que mostra do que ele é capaz. “Um sonho tornado realidade, significa portas abertas para que meu trabalho seja ainda mais reconhecido, e espero aproveitar ao máximo essa grande oportunidade de ser parte da família do ‘Guinness World Records'”, afirmou. “Não tenho palavras para descrever tanta felicidade”, conclui o mais novo recordista brasileiro.

O marco de Sidney constará na edição de 2023 do Guinness Book, o Livro dos Recordes

O marco de Sidney constará na edição de 2023 do ‘Guinness Book, o Livro dos Recordes’

Publicidade

© fotos: Guinness Book of Records/divulgação


Canais Especiais Hypeness