Ciência

A natureza ao redor: Ciência comprova que observar e ouvir pássaros melhoram nosso bem-estar

31 • 10 • 2022 às 09:15
Atualizada em 02 • 11 • 2022 às 08:56
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se você adora observar pássaros e sente que acompanhar os voos e o canto desses animais melhora seu dia, saiba que a ciência comprova essa impressão. Pesquisadores do King’s College Londres, na Inglaterra, concluíram que observar os pássaros ou simplesmente escutá-los cantando melhora nosso bem-estar mental por um período de até oito horas. O estudo foi publicado na revista científica Scientific Reports e trabalhou com mais de 1,2 mil pessoas a partir do aplicativo Urban Minds.

Um Pisco-de-peito-ruivo cantando

Um pisco-de-peito-ruivo cantando

-As imitações de sons que esse pássaro faz são impressionantes

De acordo com a pesquisa, o hábito de escutar e ver as aves provoca melhoras no estado mental de pessoas que não estejam enfrentando quadros de crise ou doenças psiquiátricas e principalmente em quem enfrenta situações de ansiedade ou depressão. Tais benefícios foram ainda mais reportados quando a experiência se dá ao ar livre, com a própria natureza ao redor como também um motivador relevante. O Urban Minds foi desenvolvido pelo King’s College junto a arquitetos paisagistas da J&L Gibbons e da fundação Nomad Projects.

A observação dos voos contribui para o bem estar, como diante de um beija-flor

A observação dos voos contribui para o bem-estar, como diante de um beija-flor

-Migração de pássaros vira obra de arte pelas lentes de fotógrafo dinamarquês

As observações foram registradas entre abril de 2018 e outubro de 2021, com participantes em sua maioria do Reino Unido, de outros países da Europa e dos EUA, a partir de cerca de 27 mil avaliações realizadas pelos usuários através do aplicativo, que mede os impactos do ambiente ao seu redor através de questionários. Para “medir a experiência da vivência rural ou urbana no momento” e “compreender como a cidade afeta nosso bem-estar mental”, o app propõe três perguntas diárias sobre os temas.

A pesquisa funcionou a partir de um questionário diário feito pelo app com mais de 1,2 mil pessoas

A pesquisa funcionou a partir de um questionário diário feito pelo app com mais de 1,2 mil pessoas

A fêmea de um casal de abelharucos se alimentando

A fêmea de um casal de abelharucos se alimentando

A natureza ao redor: Ciência comprova que observar e ouvir pássaros melhora nosso bem-estar

-Médicos receitam doses de natureza no sistema público de saúde escocês

De acordo com Ryan Hammoud, autor sênior do estudo, são poucas as pesquisas que buscam a conexão entre as aves, a natureza e benefícios à saúde mental em tempo real. “As descobertas apoiam a implementação de medidas para aumentar as oportunidades para as pessoas se depararem com pássaros, principalmente para aqueles que vivem com condições que afetam a saúde mental, como depressão”, explicou, em comunicado. Para Hammond, o documento aprofunda ainda mais a importância de se proteger o meio ambiente e as aves, para a biodiversidade, mas também para a saúde mental da humanidade.

A pesquisa, portanto, sublinha a importância da conservação da fauna e da flora

A pesquisa, portanto, sublinha a importância da conservação da fauna e da flora

Publicidade

© fotos 1, 3: Getty Images

© fotos 2, 4, 5: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness