Inspiração

De volta ao lar: Gata fica 9 anos desaparecida até ser resgatada e devolvida para a tutora

11 • 10 • 2022 às 17:47
Atualizada em 12 • 10 • 2022 às 13:01
Karol Gomes
Karol Gomes   Redatora Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Harriet é uma gata malhada, com diferentes tons de marrom e, como todo felino, é uma aventureira que saiu de casa para explorar o mundo além do quintal onde morava – um rancho de 16,5 hectares perto de Clovis, na Califórnia. O problema é que ela não soube voltar imediatamente e acabou ficando perdida por nove anos – até agora, quando foi encontrada e levada de volta para a tutora, Susan Moore. Sim, nove anos depois. 

Moore ficou com o coração partido depois que Harriet se perdeu. Ela procurou pelo seu rancho, ligou para abrigos de animais próximos e se registrou no HomeAgain.com, um serviço de recuperação de animais perdidos, mas tudo sem sucesso. Ela e o marido, Bria Ellison, chegaram a cogitar a possibilidade de que Harriet tivesse caído na armadilha de um coiote ou algum outro predador na região e acabaram aceitando a perda. 

– Dois cachorros ligaram 16 vezes para o 911, telefone de emergência nos EUA

Momento do reencontro entre Harriet e Susan

“Fiquei muito perturbada com o desaparecimento da minha gata”, disse Moore, em entrevista ao Washington Post. Ela cuidou de Harriet por três anos depois de adotá-la de um abrigo, ainda filhote. “Eu era realmente muito ligada a ela.” Então, no último dia 19 de setembro, o telefone de Moore tocou e a pessoa do outro lado da linha disse que era de um abrigo de animais. Harriet havia sido encontrada. 

– Casal perdido em trilha com cachorro machucado é salvo por escoteiro de 12 anos

A porta-voz do Kootenai Humane Society, que estava ligando de Hayden, Idaho, a mais de 1.600 quilômetros da casa de Moore, disse que escaneou o microchip de Harriet e encontrou as informações da tutora. Segundo Vicky Nelson, diretora da instituição, Harriet foi encontrada vagando pela pequena cidade de Hayden, uma pessoa a encontrou e a levou para o abrigo. 

Harriet após ser levada ao abrigo em Idaho

– Coronavírus: homem atua no resgate de gatos e cachorros abandonados em cidade fantasma

As aventuras de Harriet por quase uma década permanecem um mistério, mas tanto Moore quanto Nelson têm algumas teorias. A explicação mais provável é a de que, depois que Harriet se afastou, alguém a pegou na Califórnia, a manteve como animal de estimação e depois se mudou para Idaho, a afastando ainda mais.

Nelson acrescentou que sua teoria sobre as viagens de Harriet é puramente conjectura. “É uma daquelas coisas em que você gostaria de ter uma pequena câmera dentro deles, onde você vê onde eles estiveram, como sobreviveram e com quem estavam”, disse. Ela acrescenta ainda que Harriet é um belíssimo exemplo da importância de se instalar o microchip nos animais de estimação.

Cachorra roubada há 4 anos viaja 1 mil km para reencontrar a família

Publicidade

Fotos: Reprodução / Arquivo Pessoal


Canais Especiais Hypeness