Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As eleições gerais de 2022 foram concluídas e já estão definidos quem serão os 513 representantes da população na Câmara dos Deputados durante os próximos quatro anos.
Erika Hilton se torna a primeira travesti negra a ser representante parlamentar em nível federal
A diversidade é um ponto importante no debate político e analisamos como mulheres, negros, LGBTs e pessoas com deficiência foram representados na eleição brasileira.
Como já indicavam as eleições recentes, o número de mulheres representadas na Câmara dos Deputados aumentou em relação aos anos anteriores.
O salto foi de 77 deputadas para 91. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o partido político que mais fez representantes femininas nesse pleito.
Número de mulheres na Câmara aumentou 18% entre 2018 e 2022
Outra novidade é a ascensão de duas mulheres trans para os cargos representativos: são Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). A candidata Robeyoncé (PSOL-PE) também recebeu votação expressiva, mas não alcançou os votos necessários para levar uma cadeira e seguirá como vereadora no Recife.
Outra vitória notável é a reeleição de Luíza Erundina (PSOL-SP), comprovando que não há espaço para etarismo na política brasileira. Aos 87 anos, ela foi a deputada mais velha a ganhar uma cadeira nesta eleição (e já havia batido o mesmo recorde em 2018).
Felipe Rigoni (União Brasil – BA), único deputado federal com deficiência da legislatura passada, acabou perdendo sua cadeira em disputa por reeleição no Espírito Santo.
Os candidatos negros (somando pretos e pardos) eleitos são 135, um avanço de 8,9% em comparação com as eleições de 2014.
Já os indígenas no Congresso saltaram de um para três: Joênia Wapichana (REDE-RR) não venceu, mas Sônia Guajajara (PSOL-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG) venceram o pleito. Silvia Waiapi (PL-AP), notória apoiadora do presidente, também levou o cargo e é a terceira indígena da Câmara.
Luiza Erundina se reelegeu para a Câmara; parlamentar tem histórico de luta por representação feminina em espaços políticos
Mas, como ficou evidente no escândalo ACM Neto (União Brasil – BA) – candidato ao governo da Bahia que se autodeclarou como negro. mas é branco -, boa parte destes candidatos negros autodeclarados é branca.
A Bancada da Cannabis elegeu alguns candidatos, como Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Leonel Radde (PT-RS), Erika Hilton (PSOL-SP) e Ivan Valente (PSOL-SP).
Leia também: Lula e Bolsonaro bombam em eleições dominadas por militares, pastores e ‘Zé das couves’
Publicidade
Muitas mulheres negras cresceram sem ter ao menos uma boneca da sua cor, quem dirá então alguma que represente...
Nós nascemos e começamos a entender o mundo, aprender e desenvolver nossa personalidade. Mas muitos fatores que...
Apesar de não representar grandes males para a saúde, o vitiligo pode provocar, além das manchas embranquecidas na...
Festivais de música e arte acontecem o ano todo em todas as cidades do Brasil e do mundo. Mas quantas mulheres estão...
O Burger King vai fazer a festa dentro e fora das redes sociais. Mirando o verão europeu, a rede norte-americana...
Desde que nascemos, somos ensinados - e até mesmo programados, a nos encaixar em certos modelos pré estabelecidos....
Após ser acusada de transfobia, a cantora sertaneja Marília Mendonça pediu desculpas por meio do seu Twitter....
A Mattel acaba de apresentar uma novidade que pode revolucionar o brincar. A marca norte-americana deu detalhes da...
Foi determinado em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal...