Criatividade

Hub de produção: Conheça o vilarejo na Índia em que metade da população é youtuber

13 • 10 • 2022 às 08:32
Atualizada em 19 • 10 • 2022 às 15:39
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Câmera na mão, app de edição de imagem no celular e… Voilà! Fácil ser youtuber hoje em dia. A moda que já lançou ao estrelato uma série de anônimos mundo afora tem até uma capital pra chamar de sua. Na vila de Tulsi, na Índia, mais de 40% da população de 3 mil pessoas trabalha por lá diretamente com produção de vídeos – outra parte está indiretamente envolvida. Não por acaso, a cidade, localizada no Estado de Chhattisgarh, na região centro-leste do país, ganhou o apelido de “Vila dos Youtubers”.

A produção de conteúdo em Tulsi também tem inspiração na tradição de Bollywood

A produção de conteúdo em Tulsi tem inspiração na tradição e na experiência de Bollywood

-Luva de Pedreiro se desgasta com empresários e desmente Leo Dias

De acordo com a imprensa local, o processo de transformar Tulsi, uma vila pobre em uma região rural do país, em um hub de produção de vídeos para o Youtube começou com dois amigos, Gyanendra Shukla e Jai Verma, que largaram seus empregos em 2012 para criar canais na plataforma. Gyanendra trabalhava como engenheiro de rede em um banco estatal e Jai era professor de química. Em pouco tempo, os dois triplicaram seus ganhos através do Youtube.

Conteúdos de humor, educação, DIY, música e tutoriais marcam a produção da vila

Conteúdos de humor, educação, DIY, música e tutoriais marcam a produção da vila

-Índia aposta na ‘Revolução Azul’ para dominar a produção de pérolas

Os canais mais populares criados pela dupla compartilham esquetes e curtas-metragens, sendo Being Chhattisgarhiya o mais famoso, com mais de 100 mil inscritos e 20 milhões de visualizações ao todo. Assim, aos poucos os outros moradores da cidade se inspiraram na dupla e começaram a também produzir, lançando desde filmes de comédia até vídeos educativos, faça-você-mesmo, tutoriais variados e música.

Cena do curta "Kanjoos 2", um dos vídeos mais populares dos canais, com cerca de 750 mil views

Cena do curta “Kanjoos 2”, um dos vídeos mais populares dos canais, com cerca de 750 mil views

-Youtuber comemora 20 milhões de inscritos plantando 20 milhões de árvores

Atualmente existem cerca de 40 canais na plataforma criados por moradores de Tulsi. Aproximadamente 40% da população da cidade trabalha diretamente na realização dos conteúdos não só para o Youtube, mas também para outras redes como TikTok e Instagram. Enquanto o mais jovem youtuber da cidade tem 15 anos, o mais velho produz aos 85 anos na “Vila dos Youtubers”. Trata-se, provavelmente, da localidade com o maior número de criadores de conteúdo per capita do mundo.

Estima-se que cerca de 40% da população de Tulsi trabalhe na produção de conteúdo

Estima-se que cerca de 40% da população de Tulsi trabalhe na produção de conteúdo

Publicidade

© fotos 1, 2, 4: Twitter/@ANI_MP_CG_RJ/reprodução

© foto 3: Youtube/Being Chhattisgarhiya/reprodução


Canais Especiais Hypeness