Ciência

James Webb: telescópio captura imagens incríveis dos ‘Pilares da Criação’

20 • 10 • 2022 às 12:12
Atualizada em 21 • 10 • 2022 às 18:14
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

A Agência Espacial dos EUA (Nasa) anunciou novas imagens dos “Pilares da Criação” produzidas pelo telescópio James Webb.

‘Pilares da Criação’ é o nome dado informalmente pela imprensa às nuvens de hidrogênio superdensas na constelação de Serpente, que fica a 6.500 anos-luz de distância do nosso planeta.

Nível de definição e detalhes de novas imagens da constelação de Serpente surpreende; imagem é mais uma prova da eficiência surpreendente do telescópio James Webb

As principais imagens dessas nuvens de gás haviam sido feitas pelo Telescópio Hubble, o antecessor do James Webb. Contudo, o novo nível de detalhe traz mais informações importantes sobre a formação astronômica distante da Terra.

Agora, com o novo telescópio, novas descobertas sobre os ‘Pilares da Criação’ foram realizadas. As nuvens estão no meio da Messier 16 (M16), ou Nebulosa da Águia, que é um berçário de nascimento de estrelas.

Veja:

Os cientistas ficaram impressionados com as novas imagens do James Webb. Por conta de sua capacidade de detecção de ondas infravermelhas, é possível observar novas características das nuvens e também o que está por trás dela, como estrelas e até outras galáxias.

“Tenho estudado a Nebulosa da Águia desde meados da década de 1990, tentando ver ‘dentro’ dos pilares de anos-luz que o Hubble mostrou, procurando estrelas jovens dentro deles. Sempre soube que quando o James Webb tirasse fotos dela, seriam impressionantes. E foram mesmo”, diz o professor Mark McCaughrean, consultor sênior da Agência Espacial Europeia, à BBC News.

Confira uma comparação entre as imagens antigas do Hubble com o James Webb:

Imagens novas do James Webb mostram o que está por trás dos Pilares

Leia também: Missão DART: Nasa confirma que conseguiu deslocar asteroide

Publicidade

Canais Especiais Hypeness