Criatividade

‘Ladeira Abaixo’: Ribeirão Preto vira pista de corrida maluca em que maior prêmio é a diversão

10 • 10 • 2022 às 14:44
Atualizada em 10 • 10 • 2022 às 14:56
Rafael Oliver
Rafael Oliver   Redator Redator publicitário de formação, com passagens por grandes agências, além de roteirista e produtor de conteúdos, descobriu no Hypeness seu amor pelo jornalismo. Aqui desde 2018, marca presença na cobertura de grandes eventos e festivais de entretenimento. De Gilberto Gil a Fernanda Montenegro, já publicou entrevistas com grandes artistas brasileiros. Sempre atento a novas tecnologias, escreve sobre inovação e também faz review de aparelhos tecnológicos.

No último domingo (9), estivemos em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para acompanhar o evento “Red Bull Ladeira Abaixo”. De volta ao Brasil após três anos, a competição mais maluca do mundo contou com 45 equipes participantes de diversas regiões do País e um público com mais de 10 mil pessoas.

Carrinhos não motorizados avaliados não apenas pela velocidade, mas também pelo design e carisma dos integrantes, desceram uma ladeira de 360 metros até a linha de chegada. Nem todos conseguiram e alguns carros não terminaram inteiros. O lugar mais alto do pódio foi para a equipe Pão de Queijo Recheado, de Belo Horizonte, inspirada pela tradicional iguaria local. 

 

 

Nem mesmo a chuva atrapalhou. A multidão de pessoas que lotou a Av. Wladimir Meirelles Ferreira, uma das mais movimentadas de Ribeirão, deu seu jeito: guarda-chuva, capa de chuva, bom humor e muita animação. Enquanto isso, os motoristas encaravam os circuitos da corrida com bastante criatividade: carrinhos com formato de chuteira, kibe, capivara, carro dos Flinstones, Asterix & Obelix, dinossauro, Ursinhos Carinhosos e mais uma infinidade de temas super inventivos. 

Os princípios da corrida são claros: os veículos não devem possuir motores, ou seja, são empurrados apenas pela energia cinética resultante da descida da ladeira e da ousadia dos pilotos, que podem ser ou não experientes. O trajeto contava com obstáculos como terra batida, areia e espuma, que, para dizer o mínimo, reduzia bastante a visibilidade dos pilotos.

O evento recebeu famosos como o B-Boy Pelezinho e a kitesurfista Bruna Kajiya, que participaram do júri, Gabô Pantaleão como repórter, além da presença especial do surfista Pedro Scooby. A apresentação ficou por conta de Thaynara OG, que conversou com a gente.

“Eu sempre tive vontade de assistir ao Ladeira Abaixo e, quando me chamaram para apresentar, eu fiquei muito feliz. É realmente tudo aquilo que a gente imagina, a gente se diverte, passa muito rápido, as equipes são muito criativas. Choveu e Ribeirão Preto representando, não deixou a peteca cair, então isso tudo contribuiu para o evento ser incrível.”

 

Em sua terceira participação, Pedro Scooby concordou que é preciso ter coragem para participar da corrida. Mas, para quem enfrenta ondas gigantes, dá para encarar o desafio. Tanto é que, neste ano, o surfista entrou no carrinho e desceu ladeira abaixo. “O povo de Ribeirão Preto arrebentou. Eles ficaram sob chuva, vibraram, curtiram… Foi incrível. É a primeira vez que venho para Ribeirão Preto e estou apaixonado, fiquei amarradão. Nunca tinha descido e, nesta, peguei embalo e fui.” 

Após votação dos jurados, a equipe Pão de Queijo Recheado, de Belo Horizonte, levou o título do “Red Bull Ladeira Abaixo 2022”. Os vencedores pilotaram um carrinho em forma de pão de queijo, fantasiados de seus recheios: queijo, presunto, frango e goiabada. “Foi muito bom ter vencido. Nos últimos anos, nós tentamos participar, mas não fomos escolhidos. Em 2022, fizemos algo bem temático, o pão de queijo, e deu certo. Foi muito bacana, a estrutura é perfeita e a história, de superação. Pegamos oito horas de estrada e chegamos perto do limite do prazo de entrega. Então, foi com emoção e deu tudo certo. Agora, é comemorar com pão de queijo”, afirma João Antunes, capitão do time.

Os times LEALdade, de Bebedouro (SP), e Chiva Colombiana, de Campinas (SP), também foram grandes destaques do evento e conquistaram a segunda e a terceira colocações, respectivamente.

 

 

        

A corrida é realizada mundialmente. Sua primeira edição foi em 2000, na Bélgica, sob o nome de “Red Bull Soapbox Race”. Depois disso, mais de 40 países já sediaram suas 130 etapas. No Brasil, já desembarcou em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e São Paulo (SP).

Publicidade

Fotos: Alemão Silva/Red Bull Content Pool
Alípio Loyola/Red Bull Content Pool
Fabio Piva/Red Bull Content Pool

 


Canais Especiais Hypeness