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Um túnel de 18 quilômetros está sendo construído debaixo d’água quase como se monta um Lego, por encaixe. A construção da maior ligação submersa do mundo com pistas para rodagem de veículos (o Eurotúnel é ferroviário) começou em fevereiro de 2021 sob o Mar Báltico. Ela vai conectar a Alemanha à Dinamarca. A passagem está sendo feita sem o uso de tuneladora, aquela máquina usada nas obras de metrôs, conhecida como “tatuzão”. O Túnel Fehmarn Belt utiliza seções pré-fabricadas e ajustadas como peças de encaixar.
Representação artística de uma das entradas do túnel imerso que ligará a Alemanha à Dinamarca
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É justamente pelo método de construção que ele vem sendo considerado um feito da Engenharia. Sua conclusão será feita conectando imensas aduelas pré-moldadas de concreto debaixo da água. O EuroTunnel, pra se ter uma ideia, cruza o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Tem 50 km de extensão, mas foi construído escavando o subsolo marítimo com um “tatuzão”.
Exemplo de um “tatuzão” utilizado para perfuração do túnel pelo Canal da Mancha
Ilustração do interior Túnel Fehmarn Belt link, por onde os carros cruzarão os seus 18 km
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O projeto começou a ser planejado em 2008 e está previsto para ser concluído em 2029, a um custo total de 7 bilhões de euros. O túnel ligará a ilha alemã de Fehmarn à ilha dinamarquesa de Lolland. A travessia poderá ser feita de carro em apenas 10 minutos, ou de trem em 7 minutos. A estrutura terá 8,9 metros de altura e 42,2 metros de largura. Segundo consta, cada peça imersa de concreto pesa 73,5 mil toneladas e mede cerca de 271 metros de comprimento.
Figura do projeto, ilustrando as quatro partes para carros e trens que formarão a passagem
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A ideia é que o túnel substitua o barco que realiza a travessia, em rota que atualmente dura 45 minutos. De acordo com a comunicação da Femern A/S, empresa estatal dinamarquesa responsável pela construção, através do Túnel Fehmarn Belt, a viagem de carro entre Copenhague, na Dinamarca, e Hamburgo, na Alemanha, que atualmente leva cerca de quatro horas e meia, passará a demorar duas horas e meia, em média.
A primeira aduela sendo imersa no Mar Báltico para o início da construção do túnel
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A estimativa é que 2 mil trabalhadores participem da construção do túnel, que utilizará um volume de concreto de cerca de 2.480.000 m³ somente para a passagem e mais 570.000 m³ de concreto para outras construções ligadas ao projeto. Antes de lançar ao mar a primeira das 89 aduelas que serão utilizadas, foi necessário dragar cerca de 15,5 milhões de m³ do solo marítimo, para realizar a terraplenagem do terreno.
Imagem recente das obras em progresso no estreito por onde o túnel conectará os dois países
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