Tecnologia

Meta detecta 400 apps que estão roubando logins do ‘Facebook’ e ‘Instagram’

12 • 10 • 2022 às 17:06
Atualizada em 17 • 10 • 2022 às 10:47
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A Meta adverte: aquele pesadelo de ter seu login roubado pode ser mais do que real! A empresa emitiu um comunicado alertando que detectou cerca de 400 aplicativos maliciosos para Android e iOS que estão roubando informações de usuários do Facebook e Instagram. Os apps oferecem recursos falsos, como editores de foto, VPN e jogos, entre outros, e levam os usuários a conectarem suas contas do Facebook ou Instagram, que é como o roubo de dados acontece.

Roubo de dados

400 aplicativos maliciosos para Android e iOS que estão roubando informações de usuários do Facebook e Instagram

“Quando uma pessoa instala o aplicativo malicioso, ele pode pedir para “fazer login com o Facebook”, antes que a pessoa seja capaz de usar os recursos prometidos. De posse das credenciais, o malware rouba o nome de usuário e a senha. Assim, os invasores podem potencialmente ter acesso total à conta de uma pessoa e fazer coisas como enviar mensagens aos seus amigos ou acessar informações privadas”, explicou a empresa.

Vírus encontrado no Android lê conversas do WhatsApp e grava imagens e áudio do usuário

A Meta informou que a maioria desses aplicativos é formada por editores de foto, graças à popularidade dos filtros que “oferecem”. Isso acaba chamando a atenção dos usuários, que baixam os aplicativos e fornecem dados importantes para o login nas contas.

Roubo de dados por apps

Perigo está ao permitir que aplicativos utilizem conta do Facebook para o login

A empresa de Mark Zuckerberg também disse que entrou em contato com a Apple e o Google em uma tentativa de remover esses aplicativos das lojas, e o Google informou que todos os aplicativos foram removidos.

Dicas de segurança

  1. Desconfie de um aplicativo de edição de fotos que precise do seu login e senha do Facebook antes de permitir que você o use.
  2. Analise a reputação do aplicativo. Veja sua contagem de downloads, classificações e avaliações, incluindo as negativas.
  3. Avalie os recursos prometidos. O aplicativo fornece a funcionalidade que promete, antes ou depois do login?

O importante é ter cuidado ao usar seu login do Facebook, ou realmente qualquer opção de login social. Não há uma maneira 100% infalível de evitar isso.

Se você acredita que baixou um desses aplicativos, a Meta aconselha os usuários a excluir o aplicativo imediatamente, redefinir sua senha do Facebook e ativar a autenticação de 2 fatores.

– Salvar senhas no Google Chrome pode trazer riscos ao usuário, adverte reportagem

Publicidade

Foto: Getty Images
Foto: Meta/Divulgação


Canais Especiais Hypeness