Ciência

Não é mentira de pescador: Peixe-lua gigante com quase 3 toneladas é encontrado nos Açores

19 • 10 • 2022 às 15:08
Atualizada em 23 • 10 • 2022 às 10:27
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Em dezembro, quando um peixe gigante foi avistado no arquipélago português dos Açores, parecia mais uma “mentira de pescador”. Agora se sabe: o exemplar de peixe-lua gigante encontrado flutuando perto da Ilha do Faial, no centro do Atlântico Norte, é o peixe ósseo mais pesado do mundo, com 2.744 quilos.

Peixe-lua nos Açores

Peixe-lua com quase 3 toneladas foi encontrado nos Açores

O exemplar descoberto na ilha portuguesa tinha 3,25 metros de comprimento e 3,59 metros de altura. Medido em torno de seu centro (meio do corpo), tinha uma largura máxima de 86 centímetros, disseram os pesquisadores. O sexo não foi determinado. As informações só foram reveladas agora, em publicação no Journal of Fish Biology.

Leia também: Homem pesca peixe de 90 anos e 180 quilos e o devolve ao mar pensando na preservação

Estudado por investigadores da Associação Naturalista do Atlântico e da Universidade dos Açores para dados biométricos e morfológicos, ambos em Portugal, o peixe foi pesado, medido e teve amostras de tecido recolhidas para testes de DNA.

Peixe-lua nos Açores

O exemplar tinha 3,25 metros de comprimento e 3,59 metros de altura

Sua carcaça é mais de 400 kg mais pesada do que o recordista mundial anterior para os peixes ósseos – um peixe-lua gigante fêmea de 2.300 kg, capturado em Kamogawa, no Japão, em 1996.

A espécie de peixe mais pesada do mundo segue sendo o tubarão-baleia (Rhincodon typus), de acordo com o “Guinness, O Livro dos Recordes”, com o mais pesado tendo sido encontrado no Paquistão em 1949, pesando 21,5 toneladas.

Publicidade

Fotos: Atlantic Naturalist/Divulgação


Canais Especiais Hypeness