Ciência

Nasa registra foto do Sol ‘sorrindo’; imagens viralizaram neste fim de semana

31 • 10 • 2022 às 12:13
Atualizada em 31 • 10 • 2022 às 13:46
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

A Agência Espacial dos EUA (Nasa) revelou imagens do Sol “sorrindo” em suas redes sociais. A foto foi divulgada na quarta-feira (26), mas viralizou a partir de sexta-feira (28).

Imagens da NASA mostram um fofo sorriso da nossa estrela

Três manchas do astro-rei causam a impressão de que a estrela é um smile. Essas faixas escuras são causadas por explosões coronárias de vento solar, que são as causadoras das tempestades magnéticas.

“Essas manchas escuras no sol, que são identificadas com luz ultravioleta, são conhecidas como buracos coronários (ou seja, em formato de coroa), e são regiões onde o vento solar sai com força para o espaço”, afirmou a agência espacial dos EUA.

As divindades solares

Obviamente, o Sol não estava feliz, mas o simbolismo da imagem é forte. Nesta segunda-feira, tem muita gente com sorriso no rosto.

Mas a autonomia do astro-rei era a regra para os mais diversos povos ao redor do mundo ao longo da história. Na sociedade inca, por exemplo, a divindade solar era conhecida por sua importância para a agricultura e para o bem-estar das populações.

Além disso, a estrela era cultuada como uma divindade, que tinha quase um poder estatal, sendo, por exemplo, a redistribuição de excedentes de produção entre os mais necessitados. Para a teórica social Rosa Luxemburgo, o Deus-Sol inca era um dos mais importantes exemplos do comunismo primitivo no mundo.

O astro também era cultuado por povos em África, América Central e no Pacífico. No Egito Antigo e na Mesopotâmia, lá estavam deuses solares agraciando a população com o calor e com o verão.

Sempre associado ao poder, apelidou Luís XIV, importante monarca do absolutismo francês, conhecido como ‘Rei Sol’, como demonstração de autoridade política.

Leia também: Eclipse solar: Brasil não viu, mas a gente separou imagens do espetáculo para você

Publicidade

Fotos: Reprodução/NASA


Canais Especiais Hypeness