Inovação

Nova dimensão: Google testa encontros remotos com projeções holográficas dos participantes

21 • 10 • 2022 às 16:34
Atualizada em 22 • 10 • 2022 às 09:30
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O Google está desenvolvendo um projeto que vai levar as reuniões remotas a um outro patamar. Sem essa de chamadas só por voz ou meetings por videoconferência. O negócio vai ficar cada vez mais realista, com representações dos participantes em 3D.  Pelo menos esses são os planos do Projeto Starline, uma iniciativa em fase de testes, mas que cada vez mais ganha importância dentro da gigante da tecnologia. Então, prepare-se: o coleguinha ao lado será um avatar semelhante a hologramas em terceira dimensão.

O Projeto Starline promete ser o futuro das video-chamadas, trazendo uma sensação de presença da outra pessoa

O Projeto Starline promete ser o futuro hiper-realista das videochamadas e reuniões 

-93% dizem ser mais produtivos trabalhando longe do escritório

De acordo com posts no Blog do Google, a novidade já vinha sendo testada na empresa, e agora está sendo instalada em 100 corporações parceiras, se baseando em avanços de software e hardware para “permitir que amigos, familiares e colegas de trabalho se sintam juntos, mesmo quando estão em cidades ou países diferentes”. O Projeto Starline é apresentado como uma “janela mágica”, que permite uma conversa natural e próxima, com “olho no olho” entre pessoas em locais diferentes.

A tecnologia funciona através de avanços em software mas também hardware, dentro de uma espécie de cabine

A tecnologia funciona através de avanços em software e hardware, como que dentro de uma cabine

-Descubra o que o Google sabe sobre você e saiba como acessar

A inovação, portanto, promete funcionar como um avanço radical das ferramentas de videochamadas, através de pesquisas de ponta em visão digital, inteligência artificial, áudio espacial e compreensão em tempo real. O sistema funciona em uma espécie de cabine de telepresença, através da qual as imagens hiper-realistas em 3D são transmitidas, criando a sensação de volume e profundidade. “O efeito promove a sensação de que a pessoa está sentada à sua frente, como se estivesse aqui”, diz o texto.

-China revela 1ª apresentadora virtual 3D feita com inteligência artificial

Os relatos de quem testou a inovação foram positivos e entusiasmados, descrevendo uma experiência “realista e impressionante”. O Google ainda não informou se pretende comercializar a novidade, e se tem o mundo corporativo ou privado como alvo. Além das reuniões de trabalho e reencontros entre familiares ou amigos, outra utilidade promissora para o Starline pode ser na área de saúde, permitindo a realização de consultas precisas e eficazes através de atendimentos remotos.

A inovação promete oferecer a sensação de volume e presença nas reuniões remotas

A inovação promete oferecer a sensação de volume e presença nas reuniões remotas

-Metaverso: Entenda tecnologia que está mobilizando o Facebook

“Enquanto construímos o futuro do trabalho híbrido junto com nossos parceiros de empreendimento, vislumbramos de que forma o Projeto Starline poderá ajudar funcionários a criar laços mais fortes, médicos a formar ligações significativas com os pacientes, e vendedores a estabelecer conexões profundas com clientes e consumidores”, afirmou o comunicado.

“Queremos que a experiência seja natural, como se a pessoa estivesse sentada na mesma sala. De forma ampla, queremos permitir que as forças de trabalho se sintam energizadas e produtivas quando colaborarem à distância.”

Imagem detalhando as câmeras e caixas de som especiais que trazem a sensação de presença

Imagem detalhando as câmeras e caixas de som especiais que promovem a sensação de presença

Publicidade

© fotos: Google/Divulgação


Canais Especiais Hypeness