Reverb

Quem foi João do Vale, brasileiro homenageado no ‘Doodle do Google’

11 • 10 • 2022 às 12:35
Atualizada em 14 • 10 • 2022 às 10:10
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Você sabe quem foi João do Vale? O homenageado de hoje no Doodle do Google nesta terça-feira (11) é um dos maiores nomes da música popular brasileira.

O maranhense nascido em Pedreiras é o compositor de um dos maiores clássicos da MPB: ‘Carcará’, eternizada da voz de Maria Bethânia. Mas sua obra não se resume a isso.

João do Vale: ‘O Poeta do Povo’ é o compositor de muitos dos famosos baiões que se eternizaram na voz de Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Bethânia e Chico Buarque

João nasceu no interior, mas se mudou aos 13 anos para São Luís, capital do Estado, onde entrou na música, em grupos de bumba-meu-boi. Depois, começou a viajar pelo Brasil e, no Nordeste, conheceu profundamente o baião. Depois da roadtrip, chegou ao Rio de Janeiro, nos anos 1950. Por lá, trabalhou como servente de pedreiro, mas logo se enveredou pela música.

Era um expert do baião e suas composições expandiram o gênero para as rádios, que eram o principal veículo de comunicação no Brasil dos anos 1950. Através da voz de Zé Gonzaga, Marlene, Dolores Duran e Luís Vieira, suas composições se espalharam pelo País.

Depois, passou a se apresentar no Zicartola, um dos mais importantes polos culturais da capital carioca, e foi lá que conheceu Oduvaldo Viana, Paulo Pontes e Armando Costa. Junto de Nara Leão e Zé Keti, eles fizeram juntos o show “Opinião”, que se tornou um símbolo de luta contra a ditadura militar.

João gravou dois discos solo: “Poeta do Povo”, de 1965, e “João Do Vale”, de 1981. Sua obra é marcada por uma escrita afiada e popular, como em “Pisa no Fulô”.

Durante os anos 1980, João teve um acidente vascular cerebral e, desde então, teve problemas motores e de comunicação. O cantor faleceu em 1996, mas deixou legado com composições eternas para a música brasileira.

Confira um pouco do trabalho do compositor

Leia também: Google celebra Cláudia Celeste e nós contamos história da 1ª trans a aparecer em novela no Brasil

Publicidade

Fotos: Reprodução/Spotify


Canais Especiais Hypeness

Especiais