Inovação

Prótese, lanterna, acessório? Sobrevivente de câncer cria olho ciborgue e viraliza no TikTok

27 • 10 • 2022 às 11:23
Atualizada em 06 • 11 • 2022 às 09:53
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O engenheiro norte-americano Brian Stanley viralizou recentemente no TikTok após compartilhar sua mais nova criação: uma prótese ocular que funciona como um olho ciborgue, com uma lanterna capaz de iluminar uma sala inteira. Conhecido nas redes como @bsmachinist, o inventor sobreviveu a um câncer que, infelizmente, lhe custou um dos olhos. Mas, da perda, ele chegou à inovação.

Brian S. vem viralizando ao compartilhar seus olhos biônicos em suas redes sociais

Brian S. vem viralizando ao compartilhar seus olhos biônicos em suas redes sociais

-Olho biônico permite que homem enxergue pela primeira vez em 33 anos

“Perdi meu olho para o câncer, então tive essa ideia e transformei minha cabeça em uma lanterna”, comentou. Morador da Califórnia, uma de suas mais recentes criações se assemelha ao olho biônico do robô no filme “O Exterminador do Futuro”, em coloração vermelha, e que ganhou o nome de “lâmpada de caveira de titânio” pelo próprio criador.

Os olhos ciborgues de Stanley atualmente possuem desenhos, formas, cores e intensidades diversas

Os olhos ciborgues de Stanley atualmente possuem desenhos, formas, cores e intensidades diversas

-Tratamento para câncer vem provocando visão noturna como efeito colateral

Em um dos vídeos, Brian explica que a bateria da prótese dura cerca de 20 horas, e que o olho ciborgue não esquenta e nem lhe causa qualquer incômodo ou malefício comparando com próteses comuns. Feitas em titânio, equipadas com uma lâmpada LED e desenvolvidas em diversos designs e cores, as próteses especiais de Brian já vêm sendo utilizadas há dois anos.

Além de peças estéticas, as próteses também funcionam efetivamente como lanternas

Além de peças estéticas, as próteses também funcionam efetivamente como lanternas

-Brasileiro entra no ‘Guinness’ por ter os olhos mais esbugalhados do mundo

“Só usei minha prótese normal algumas vezes nos últimos anos, desde que fiz meus olhos de titânio, então foi surpreendente me lembrar de que posso parecer ‘normal’ às vezes”, comentou o engenheiro.

Mais do que simplesmente oferecer uma aparência incrível e causar impacto nas redes sociais, os olhos luminosos de Brian realmente funcionam como uma lanterna potente, que funciona para ler em um quarto escuro ou procurar objetos perdidos em cantos sombreados de uma casa.

Publicidade

© fotos: Tiktok/@bsmachinist/reprodução

 


Canais Especiais Hypeness