Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A pandemia transformou nossos hábitos e relações, mas também nossas cidades: alguns importantes destinos do mundo se tornaram especialmente abertos aos pedestres e ciclistas, e menos tomados por carros do que costumavam ser. Uma reportagem da BBC listou quatro grandes cidades que se transformaram durante a pandemia, abrindo suas ruas para que o barulho e a poluição dos carros dessem lugar a caminhadas e bicicletas.
As cidades selecionadas se transformaram na pandemia, mas vêm mantendo as melhorias
Veja só: Conheça as 10 melhores cidades do mundo para pedalar
Foram muitas as cidades que, diante das limitações impostas pela pandemia, desenvolveram vias exclusivas para pedestres e ciclistas, ampliando ciclovias e abrindo espaços públicos para um convívio possível, a céu aberto e sem perigos. As cidades selecionadas na reportagem não renunciaram a tais mudanças com a volta das atividades normalizadas, e seguem convidando as pessoas, e não os carros, para tomarem suas ruas.
A ideia em tais destinos é que as pessoas, e não os carros, tomem as ruas e “usem” a cidade
Saiba mais: Primeira ciclovia-modelo do Brasil será instalada em Fortaleza
A Cidade-Luz sempre foi convidativa para quem prefere caminhar ou pedalar do que dirigir, e mesmo antes da pandemia, já possuía diversas ruas exclusivas para pedestres e proibidas para veículos. Nos últimos anos, as ciclovias foram consideravelmente aumentadas, e mais 180 km de ciclovias e 180 mil vagas serão criados até 2026.
Paris ampliou a vocação que já exercia como uma cidade aberta aos ciclistas e pedestres
Leia também: Paris vai proibir a circulação de carros nas áreas centrais da cidade
Os planos também incluem a plantação de novas árvores pela cidade, para melhorar a experiência dos pedestres pela capital da França, especialmente para os Jogos Olímpicos, que acontecerão em Paris em 2024.
Com o ciclismo como esporte nacional da Colômbia, sempre foi natural para sua capital se afirmar como uma cidade aberta às bicicletas. Bogotá já possuía uma das maiores redes de ciclovia do mundo antes da pandemia, conhecida como Cicloruta, com mais de 550 km de pistas, e novas vias foram acrescidas durante o período.
Parte da Cicloruta que oferece um extenso e bom espaço para ciclistas pela capital colombiana
Vamos nessa? Dia Mundial sem Carro: 5 bons motivos para deixar o veículo na garagem
Aos domingos e feriados, diversas ruas da cidade são fechadas aos carros e abertas aos mais de 1,5 milhão de pedestres e ciclistas que aproveitam os espaços toda semana.
A Itália foi um dos primeiros países fora da China a ser profundamente afetado pela pandemia e, com isso, Milão precisou agir rápido: ainda em 2020, criou um plano de alargamento de calçadas e expansão das ciclovias por 35 km de ruas que antes eram dos carros.
O distrito CityLife, em Milão, foi inaugurado como um dos maiores espaços sem carro da Europa
Viu isso? Startup mostra o ‘antes e depois’ de cidades que mudaram em prol dos pedestres
Assim como Paris, Milão possui um plano de “cidade em 15 minutos”, que permite aos moradores realizarem suas tarefas cotidianas em distâncias que equivalem a caminhadas curtas. Além disso, a inauguração do distrito CityLife deu à cidade uma das maiores áreas sem trânsito de carros e abertas aos pedestres e ciclistas de toda a Europa.
Além de melhorar e ampliar as ciclovias por toda a cidade ao norte da California, San Francisco também criou o programa “Slow Streets” (ruas lentas, em tradução livre), que utilizou sinalizações e barreiras para reduzir a velocidade e limitar o trânsito dos carros em cerca de 30 vias, como uma forma de abrir o espaço para pedestres e bicicletas.
Placa determinando a política de “Slow Streets” na região do Golden Gate Park, em San Francisco
Saiba: Estes são os 4 melhores países do mundo para ciclistas e suas bicicletas
O projeto reduziu os carros em 50% por toda a cidade e, ainda que a maioria das ruas já tenha voltado a seu funcionamento normal, quatro setores mantiveram as mudanças: em Golden Gate Avenue, Lake Street, Sanchez Street e Shotwell Street. Um plebiscito irá decidir se as mudanças que foram mantidas serão permanentes nesses quatro pontos de San Francisco.
Publicidade
Que viajar é uma das melhores coisas da vida (se não, a melhor!), isto todo mundo já sabe. Mas, conhecer todos os...
Enquanto muita gente se vira no mochilão e perrengues da viagem com pouco dinheiro, outros investem em roteiros...
Desde que foi criado, há 140 anos, o Expresso do Oriente é sinônimo de luxo. E sua tradição será perpetuada. Isso...
Jaque Barbosa e Eme Viegas, criadores dos sites Hypeness e Casal Sem Vergonha, deixam a selva de pedra para dar início...
Já é preciso estômago e coragem para dar um passeio em uma montanha-russa. Agora imagine andar em um tipo de...
Sabe aqueles dias em que você passa mais tempo olhando para uma folha em branco do que realmente colocando ideias...
É conhecida como Badeschiff, o que, em tradução livre, significa “navio-piscina”, um nome fácil de entender...
Se valendo de uma tendência muito forte de compartilhamento de ideias, projetos, e até de um sofá pra dormir, um...
Todos os anos, músicos mergulhadores se reúnem em Key West, um arquipélago com mais de 1.700 ilhas na Flórida,...