Tecnologia

Algoritmos preveem: Brasil é o favorito para ser campeão da Copa

21 • 11 • 2022 às 13:15
Atualizada em 21 • 11 • 2022 às 15:10
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Quem será o campeão do mundo? A Copa do Mundo do Qatar começou neste domingo (20), e, no próximo mês, os melhores jogadores do planeta e as maiores seleções se enfrentam para erguer o troféu de campeão. E será que ela voltará para o Brasil depois de 20 anos?

Brasil é o maior campeão da história das copas, com cinco títulos, seguido por Alemanha e Itália com quatro

De acordo com a inteligência artificial Random Forest, que compila informações das últimas Copas e dados sobre as seleções, o Brasil tem 15% de chance de levar a taça para casa e aumentar a distância como maior campeão da história frente à Itália e Alemanha. Depois da Canarinho, vêm a Argentina com 11,2%, Holanda com 9,7%, Alemanha com 9,2%, e França com 9,1%.

Os dados de presente e passado são compilados pela IA, que compila o “futuro” através de dados de diversas casas esportivas. O datalake formado é capaz de prever os resultados de jogos, mas nunca foi colocado à prova em um torneio como a Copa do Mundo. O torneio em questão foi simulado 100 mil vezes.

“Como cada partida individual pode ser simulada desta forma, um ‘multiverso’ de possíveis percursos de todo o torneio pode ser criado, resultando em probabilidades gerais de vitória para cada equipe”, explica o autor do estudo, Achim Zeileis, da Universidade de Copenhague.

Será que veremos um repeteco de 2002? Modelo de machine learning aponta que as chances tendem para o Hexa

O jogo de administração de equipes Football Manager, que também utiliza machine learning e probabilidades para fazer suas previsões, deu diversos resultados para a Copa do Mundo. Em uma simulação feita pelo Yahoo Sports, a França ganhou o torneio em 28% das vezes, seguida da Holanda, com 10%. O Brasil ergueu a taça em oito oportunidades. O prognóstico, contudo, não levou em conta as perdas de Benzema, Kanté e Pogba, da França.

Será que vem o hexacampeonato?

Leia também: Este torcedor juntou cervejas de todos os países da Copa do Mundo

Publicidade

Canais Especiais Hypeness