Ciência

Bólido ‘explode’ no céu e faz a noite se transformar em dia no Rio Grande do Sul

29 • 11 • 2022 às 14:17
Atualizada em 29 • 11 • 2022 às 14:47
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Cientistas do Observatório Heller & Jung observaram a passagem de um meteoro explosivo na madrugada de segunda-feira (28), em Erechim, no Rio Grande do Sul.

A passagem dos meteoros chamados de “bólidos” ou “supermeteoros” é surpreendente. O brilho do fenômeno é tão intenso que pode superar a luz da Lua e “transformar a noite em dia”.

Meteoro de alta luminosidade explodiu no céu e fez “dia virar noite” em Erechim (RS); fenômeno é relativamente raro

O bólido estava a cerca de 124 quilômetros de altura na atmosfera. De acordo com os pesquisadores, ele ficou brilhando no céu durante 1,8 segundo e explodiu.

O objeto foi registrado pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre. Contudo, a passagem ocorreu no céu da cidade de Erechim, a 370 quilômetros da capital.

Confira um vídeo do fenômeno:

Os bólidos são objetos, em geral rochas, que são atraídos para o nosso planeta (e são oriundos do espaço sideral) e entram na atmosfera em altíssima velocidade e, rapidamente, desaparecem por conta do calor.

Mas por que esses objetos brilham tanto quando entram na nossa atmosfera? “Quando esses objetos entram em contato com a atmosfera, viajando muito rápido, eles queimam, porque o atrito com o ar aquece muito e pode causar um fenômeno que parece uma explosão”, explicou Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista ao site G1.

Leia também: Queda de meteoro filmada em Porto Alegre bate recorde de duração no ano; assista

Publicidade

Fotos: Observatório Heller & Jung


Canais Especiais Hypeness