Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Hoje, os termômetros de São Joaquim (SC) registraram 2º C e teve chuva congelada na cidade catarinense. E os modelos de previsão do tempo apontam que as temperaturas podem baixar ainda mais nas regiões entre a Serra Gaúcha e o sul paranaense.
A frente fria em pleno novembro tem assustado os cidadãos do Sul do país e impressionam. Há risco de neve e temperaturas negativas no meio da primavera. Será que há algo de muito grave acontecendo com o nosso planeta? É possível, em condições normais, que faça tanto frio quando estamos tão próximos do verão?
Ondas de frio são usualmente registradas em junho, julho e agosto; apesar de já ter ocorrido frio nesta época do ano, situação é rara
Então, vamos lá: no dia 5 de novembro de 1992, os termômetros registraram – 1,5ºC em São Joaquim. Portanto, já houve outros dias com temperaturas baixas no passado. Contudo, nunca havia nevado neste mês. A única ocorrência do tipo nos últimos três meses do ano foi registrada em outubro de 1946.
O que concluímos? Não. Não é normal. Mas o que pode estar por trás da intensidade desta frente fria? De acordo com os especialistas, é a intensificação do fenômeno La Niña. Desde 2020, as águas da faixa equatorial do Oceano Pacífico se resfriaram bruscamente, o que causa uma intensificação de fenômenos climáticos ao redor de todo o planeta.
Fenômeno La Niña altera o trânsito das massas de ar ao redor do planeta
O La Niña costuma aumentar os períodos de estiagem e provocar ondas de chuva e frio mais intensas do que o normal. Recentemente, tivemos como exemplo as graves chuvas que assolaram a Bahia entre o fim de 2021 e o início deste ano. Depois, as ondas de frio que derrubaram as temperaturas no Sul e no Sudeste confirmaram a tendência.
O La Niña já intensifica fenômenos climáticos que estão sendo alterados por conta do aquecimento global e do efeito estufa. Não é normal nevar e registrar temperaturas negativas nas proximidades do verão. Além disso, a produção de milho e soja – comuns no Sul do país – devem sofrer o impacto dessas mudanças climáticas.
Leia também: La Niña pode ter ‘episódio triplo’, algo inédito no século e que preocupa ONU
Publicidade
Os golfinhos são seres muito sociáveis; isso a gente já sabe! Mas você já viu uma 'debandada' de golfinhos? O...
A Floresta Amazônica ocupa uma área maior do que a União Europeia inteira e abriga uma a cada cinco espécies de...
O técnico florestal Hikmet Kaya foi por muito tempo um homem simples que trabalhou como funcionário público. Mas foi...
O compromisso da cervejaria holandesa Heinekein com a sustentabilidade e a redução da emissão de CO2 para a...
Nos dois primeiro textos da série "Coronavírus: uma janela para outros mundos", introduzimos algumas reflexões...
Quando criança, você provavelmente já brincou de construir uma casa na árvore. Tudo indica que o arquiteto Luciano...
Durante a conferência TEDx Sacramento, feita em abril de 2010, o engenheiro elétrico Scott Brusaw, que possui mais de...
Ter uma horta orgânica dentro de casa é o sonho de muitas pessoas. Atingir o objetivo com sucesso, no entanto, é uma...
A ciência já descobriu que as abelhas podem estar viciadas em agrotóxicos. Os pesticidas causam a morte das...