Arte

Coleção bizarra: Artista transforma esculturas clássicas em pequenos cubos de mármore

01 • 11 • 2022 às 12:30
Atualizada em 06 • 11 • 2022 às 09:53
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O artista Adam Parker Smith revisita a escultura clássica através de um compactador de lixo em sua nova série de trabalhos, chamada “Crush”. Em suas seis esculturas, Smith utiliza formas clássicas conhecidas e as espreme em 1 metro cúbico. O resultado é uma coleção bizarra que, para os amantes da arte ocidental, é reconhecível, mas ainda assim totalmente novo.

As esculturas dão continuidade à investigação de Smith sobre a legitimidade das formas clássicas e abordam suas experiências com a arte clássica enquanto morava em Roma. O “David”, de Bernini, o “Apollo Belvedere” e o “Augustus de Prima Porta” são algumas esculturas conhecidas que Smith comprimiu.

Leia também: As esculturas perturbadoras, porém atuais e necessárias de Dongwook Lee

Para criar a série, Smith trabalhou com uma equipe de mestres escultores, um robô redutor de sete eixos e equipes de pesquisa digital em museus como a Galleria degli Uffizi, de Florença.

Ao fazer isso, ele conseguiu renderizar essas obras-primas da escultura helenística e barroca em um programa de modelagem 3D. Cada forma digital foi comprimida em um cubo e então cuidadosamente esculpida em mármore de Carrara – o material de muitas grandes esculturas clássicas.

Espremidas em cubos, essas peças clássicas provocam uma resposta diferente. Não são mais obras-primas imponentes que despertam adoração. Smith as trouxe ao nosso nível, onde podemos apreciá-las de uma maneira totalmente nova. O trabalho de Smith, recentemente exposto no The Hole LA, é um belo casamento entre a escultura tradicional e a sensibilidade contemporânea.

 

No Instagram do artista, é possível ver mais sobre seu processo de criação.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness