Ciência

Condição rara: Brasileiro descobre que tem os órgãos do lado invertido do corpo

09 • 11 • 2022 às 11:46
Atualizada em 17 • 11 • 2022 às 11:56
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se a poética popular nos ensina que o lado esquerdo do peito é onde fica o coração, tal metáfora não se aplica ao corpo do vendedor paulista Alessandro Guerra Prudente, de 23 anos. Durante um tratamento para resolver um problema gástrico, o jovem descobriu que sofre de uma condição que inverte a posição de órgãos de seu tórax e abdômen: fígado, baço e coração, no caso de Alessandro, se encontram do lado oposto ao em que normalmente tais órgãos se encontram.

O vendedor paulista Alessandro Guerra Prudente descobriu a condição durante exame gástrico

O vendedor paulista Alessandro Guerra Prudente descobriu a condição durante exame gástrico

-O homem com uma doença rara que faz com que ele esteja sempre bêbado

A raríssima condição se chama Situs Inversus e afeta somente a 0,1% da população mundial. Além do coração à direita, o vendedor descobriu através de exames de imagem que seu fígado, que geralmente se posiciona no lado direito do abdome, está à esquerda, enquanto o baço, que costumeiramente se encontra à esquerda, em seu caso está do lado direito.

Segundo especialistas, trata-se de uma anomalia congênita autossômica recessiva, que sucede durante a formação, como se o embrião trocasse os lados, sem afetar, porém, o funcionamento dos órgãos na maioria dos casos.

Ilustração mostrando exemplo de Situs inversus, com o coração e os pulmões invertidos

Ilustração mostrando exemplo de ‘Situs inversus’, com o coração e os pulmões invertidos

-Para que serve o remédio mais caro do mundo? E como ajudar quem precisa dele

“Eu tinha problemas de gastrite e fiz um exame de ultrassom total para investigar. A médica não estava achando os órgãos onde eles deveriam estar. Quando falei que sentia uma aceleração do lado direito do peito, ela mudou a posição da máquina e viu o meu coração lá. Foi uma surpresa para todo mundo”, comentou Alessandro. “Eu fiquei muito assustado. Eles perguntam: ‘Você sabia que é uma raridade no mundo?’. Mas eu não sei se isso é bom ou ruim. Não sei se isso pode me trazer alguma complicação no futuro”, afirmou.

Exame de imagem mostrando o fígado de Alessandro em posição invertida do habitual

Exame de imagem mostrando o fígado de Alessandro em posição invertida do habitual

-A história do jovem que é alérgico a todas as comidas

Existem cinco tipos da doença e, ao que tudo indica, o jovem paulista vive com a condição “Totalis”, na qual todos os órgãos localizados no tórax e no abdômen estão invertidos. A situação de Alessandro ainda não foi totalmente diagnosticada e carece de novos exames. Por enquanto, os laudos confirmam apenas os órgãos invertidos na cavidade abdominal. De modo geral, a condição não exige qualquer tratamento nem procedimento cirúrgico por conta da inversão de órgãos.

A mesma inversão demonstrada no baço do jovem paulista através do exame de imagem

A mesma inversão demonstrada no baço do jovem paulista através do exame de imagem

Publicidade

© fotos 1, 3, 4: Alessandro Guerra Prudente via Metrópoles

© foto 2: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness