Ciência

Conferência de Pesos e Medidas decreta o fim do ‘segundo bissexto’: mas o que é isso?

23 • 11 • 2022 às 10:33
Atualizada em 23 • 11 • 2022 às 10:36
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Foi animada a última Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), ocorrida na França no último dia 18 de novembro: além de estabelecer novos prefixos para nomear medidas imensas ou minúsculas, a organização criada para gerir o Sistema Internacional de Unidades (SI) decretou o fim do segundo bissexto. A medida sugere que a suspensão comece a valer a partir do ano 2035: mas o que é e para o que serve o segundo bissexto? O que o seu fim pode representar?

Relógio astronômico localizado na Praça da Cidade Velha, na cidade de Praga, capital da República Tcheca

Relógio astronômico localizado na Praça da Cidade Velha, em Praga, capital da República Tcheca

-Ilha que eliminou relógio quer ser 1ª ‘zona livre sem tempo’

Apesar de o tempo do relógio ser baseado na posição da Terra em sua rotação e relação com o Sol, tais movimentos são irregulares e não se dão de forma tão exata quanto o tempo contado nos relógios. Assim, a duração de um dia solar não é constante, e acaba criando uma diferença entre o chamado Tempo Astronômico e o Tempo Universal Coordenado (UTC), escala de tempo fixa que determina as Horas Legais em todo o mundo: é para compensar essa diferença que o segundo bissexto foi criado.

O pavilhão na França onde acontece a Conferência Geral de Pesos e Medidas

O pavilhão na França onde acontece a Conferência Geral de Pesos e Medidas

-No passado, os dias na Terra duravam 17 horas, diz estudo

Basicamente, o segundo bissexto é utilizado para manter o Tempo Astronômico sincronizado com o Tempo Universal Coordenado: a adição desse segundo eventual acontece para impedir que a diferença entre esses dois relógios seja maior que 0,9 segundo. A dificuldade vinha se dando pelo fato de diferentes organizações e mesmo empresas incluírem o segundo bissexto de formas diferentes, criando possíveis ambiguidades entre fontes de tempo diversas.

As Zonas de Tempo no mundo são determinadas a partir da UTC, estabelecendo os fuso horários

As Zonas de Tempo no mundo são determinadas a partir da UTC, estabelecendo os fusos horários

-Terra teve menor dia já registrado e está girando mais rápido

Segundo Elizabeth Donley, líder da divisão de Tempo e Frequência do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, em Colorado, nos EUA, a diferença chega a meio segundo entre as fontes, um hiato que, segundo a especialista, “é enorme”. A proposta da Conferência é que o segundo bissexto deixe de ser aplicado por ao menos um século, mudança que poderá causar uma diferença de aproximadamente um minuto entre as duas medidas de tempo.

O velho peso que determina o valor padrão do quilo, segundo a Conferência, mantido em Paris

O peso que determinava o valor padrão do quilo, segundo a Conferência, mantido em Paris

-Os lugares do mundo aonde o ano novo sempre chega primeiro

O decreto ainda será debatido com outras organizações internacionais, e sua aplicação efetiva deve ser decidida até 2026. A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) se reúne a cada quatro ou seis anos, com delegados de 64 países, e funciona nos termos da Convenção do Metro, de 1875. Em encontros anteriores, protocolos determinaram padrões como a medida exata do quilograma, do litro, do quilate, bem como o valor de unidades elétricas, como ampère, newton, volt e watt, e de temperatura, como kelvin e celsius.

Publicidade

© fotos: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness