Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Foi animada a última Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), ocorrida na França no último dia 18 de novembro: além de estabelecer novos prefixos para nomear medidas imensas ou minúsculas, a organização criada para gerir o Sistema Internacional de Unidades (SI) decretou o fim do segundo bissexto. A medida sugere que a suspensão comece a valer a partir do ano 2035: mas o que é e para o que serve o segundo bissexto? O que o seu fim pode representar?
Relógio astronômico localizado na Praça da Cidade Velha, em Praga, capital da República Tcheca
-Ilha que eliminou relógio quer ser 1ª ‘zona livre sem tempo’
Apesar de o tempo do relógio ser baseado na posição da Terra em sua rotação e relação com o Sol, tais movimentos são irregulares e não se dão de forma tão exata quanto o tempo contado nos relógios. Assim, a duração de um dia solar não é constante, e acaba criando uma diferença entre o chamado Tempo Astronômico e o Tempo Universal Coordenado (UTC), escala de tempo fixa que determina as Horas Legais em todo o mundo: é para compensar essa diferença que o segundo bissexto foi criado.
O pavilhão na França onde acontece a Conferência Geral de Pesos e Medidas
-No passado, os dias na Terra duravam 17 horas, diz estudo
Basicamente, o segundo bissexto é utilizado para manter o Tempo Astronômico sincronizado com o Tempo Universal Coordenado: a adição desse segundo eventual acontece para impedir que a diferença entre esses dois relógios seja maior que 0,9 segundo. A dificuldade vinha se dando pelo fato de diferentes organizações e mesmo empresas incluírem o segundo bissexto de formas diferentes, criando possíveis ambiguidades entre fontes de tempo diversas.
As Zonas de Tempo no mundo são determinadas a partir da UTC, estabelecendo os fusos horários
-Terra teve menor dia já registrado e está girando mais rápido
Segundo Elizabeth Donley, líder da divisão de Tempo e Frequência do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, em Colorado, nos EUA, a diferença chega a meio segundo entre as fontes, um hiato que, segundo a especialista, “é enorme”. A proposta da Conferência é que o segundo bissexto deixe de ser aplicado por ao menos um século, mudança que poderá causar uma diferença de aproximadamente um minuto entre as duas medidas de tempo.
O peso que determinava o valor padrão do quilo, segundo a Conferência, mantido em Paris
-Os lugares do mundo aonde o ano novo sempre chega primeiro
O decreto ainda será debatido com outras organizações internacionais, e sua aplicação efetiva deve ser decidida até 2026. A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) se reúne a cada quatro ou seis anos, com delegados de 64 países, e funciona nos termos da Convenção do Metro, de 1875. Em encontros anteriores, protocolos determinaram padrões como a medida exata do quilograma, do litro, do quilate, bem como o valor de unidades elétricas, como ampère, newton, volt e watt, e de temperatura, como kelvin e celsius.
Publicidade
Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram...
Há quatro anos a ONU estabeleceu 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência - e, ainda...
Com um par de chips implantados no cérebro e mais de 2 mil eletrodos posicionados no córtex motor, um macaco de 9...
O aquecimento global, cada vez mais acelerado, provoca inúmeras consequências. Uma delas, e também uma das mais...
Investir em ciência e pesquisa não só é um excelente negócio financeiramente falando – sendo o mais eficaz meio...
Todo mundo sabe que hidratar-se é mais do que necessário para garantir o bom funcionamento do organismo. No entanto,...
Um foguete lançado pela China para colher rochas e amostras do solo da Lua foi visto e registrado por pessoas de...
A foto de um raríssimo tubarão-fantasma, apelidado de "peixe-frankenstein”, viralizou após ser postada no...
Nesta semana, diversos meteoros foram vistos ao longo do céu do Brasil. Alguns são bólidos que chegaram a entrar na...