Decoração

Verdejantes tempos: Conheça 5 variedades de samambaia e escolha a sua favorita

24 • 11 • 2022 às 08:33 Kauê Vieira
Kauê Vieira   Sub-editor Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Samambaias por todos os lugares e de todos os jeitos. Tropicalíssima e mais velha do que os dinossauros, essa planta requer alguns cuidados para que se desenvolva com qualidade e mostre ao mundo toda sua exuberância. 

A samambaia é uma espécie ideal para deixar o ambiente interno de sua casa ou apartamento realçado, elegante. Não se esqueça, claro, de que ela não gosta nada de vento, nem da escuridão nem do Sol. 

A samambaia é uma das mais queridas de brasileiros e brasileiras

Seu surgimento data de mais de 400 milhões de anos. A samambaia possibilitou que os ambientes terrestres fossem ocupados pelos animais, servindo inclusive de alimento e para o enriquecimento do solo. Há, no Brasil, mais de mil espécies de samambaia catalogadas

O Hypeness separou cinco variações de samambaias para você escolher a que melhor se adapta ao seu lar, já que todas são belíssimas. 

A samambaia jamaicana

1- Samambaia jamaicana 

Essa espécie deve ser novidade para muita gente acostumada com as espécies de grandes volumes. A samambaia jamaicana é originária da Índia, podendo chegar até aos 70 cm de comprimento. A planta possui folhas espaçadas, recortadas em formatos que lembram mãozinhas. Os pontinhos marrons que aparecem nas costas da folhagem servem para a reprodução (mudas!!).

Um dos pontos altos da samambaia jamaicana são suas raízes, que crescem tanto que acabam se espalhando para fora do vaso. Ela gosta de ambientes com bastante luz e sem vento ou sol.

Diferentemente das outras coleguinhas, a samambaia jamaicana tolera regas mais espaçadas de água, suportando até uma semana sem receber uma gota de líquido. Não vá abusar, claro.

2- Samambaia renda-portuguesa 

A samambaia-renda portuguesa é bem delicada

Delicada e de desafio médio quando falamos de cuidados, a samambaia renda-portuguesa tem esse nome por causa de sua delicadeza. Símbolo de boa sorte, ela é utilizada também para atrair prosperidade. 

Suas folhas podem chegar até aos 60 centímetros de comprimento. A renda-portuguesa é excelente para banheiros e espaços com luz em abundância. 

Ela vai bem em vasos de plástico ou de barro, além de crescer melhor em solo com bastante capacidade de drenagem. Diferentemente da jamaicana, a renda-portuguesa precisa do solo sempre úmido

3- Samambaia americana 

A samambaia americana é a mais popular no Brasil

A samambaia americana, ou samambaia de Boston, é a mais famosa nos lares brasileiros. Maria Bethânia para alguns, por causa da folhagem cheia que lembra o cabelo da “abelha-rainha”, ela possui até 65 centímetros de comprimento. 

A espécie da planta requer cuidados bem específicos. A samambaia americana precisa de luz ou meia-sombra, mas detesta vento, que, aliás, pode deixar sua folhagem queimada. 

A exposição direta ao Sol também não é recomendada. Além disso, você deve manter o solo sempre úmido, principalmente nas épocas mais quentes do ano. 

4- Samambaia havaiana 

Pequenina e com folhas bem crespinhas, a samambaia havaiana é a miniatura mais cultivada no Brasil. Ela é ótima para espaços com tamanho reduzido, mas que tenham luz ou meia-sombra. 

Seu desenvolvimento requer umidade e pouco ou quase nada de vento. Ventilação sem sol direto é ideal para que ela se mantenha verdinha e feliz. O Sol pode queimar suas folhas e fazer com que a samambaia havaiana entre em um processo de secagem.

5- Samambaia amazonas 

A samambaia amazonas é ideal para os que ainda não possuem muita intimidade com a espécie. Ela é considerada uma planta de grande porte e tem como característica folhas maiores e com grande espaçamento entre elas. 

A samambaia amazonas é originária da Austrália e de todo o continente americano. Os cuidados são mais simples, você precisa mantê-la longe do vento e da luz direta. 

A samambaia amazonas é uma das mais belas de todas

Por ser uma planta presente em florestas tropicais, a samambaia amazonas precisa de um solo úmido e, portanto, ela precisa de regas até três vezes por semana. Basta colocar o dedo na terra para saber se está na hora de molhar. 

Outro detalhe importante é sempre ficar de olho nas raízes. Você precisa permanecer atento ao aumento delas, para proporcionar a troca de vaso, possibilitando um crescimento saudável e confortável da espécie. 

A samambaia amazonas pode atingir até um metro de comprimento.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness