Decoração

‘Você me dá sorte, meu amor’: conheça 6 plantas que atraem prosperidade

10 • 11 • 2022 às 17:24
Atualizada em 30 • 11 • 2022 às 14:59
Kauê Vieira
Kauê Vieira   Sub-editor Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

“Você me dá sorte, meu amor!” Ao som da dupla Gal Costa e Caetano Veloso, vamos mais uma vez falar das plantinhas. 

Depois de dicas de espécies que precisam de pouca água e tudo sobre as jiboias, é hora de apresentarmos plantas que atraem prosperidade para você deixar sua casa ainda mais bonita. 

– Dinheiro-em-penca

Dinheiro em penca prefere ficar suspensa no ar

O nome já diz tudo, não é mesmo? Quer atrair algum agrado para o bolso? Experimente ter a dinheiro-em-penca dentro de casa. Também conhecida por tostão, essa planta natural do México e presente também nas Américas Central e do Sul, é super fácil de cuidar. 

A dinheiro-em-penca está associada com abundância, fartura e riqueza. Além disso, ela pode melhorar sua saúde física por causa da capacidade de absorção de poluentes do ar. 

A plantinha suporta períodos médios sem rega e prefere ser criada em ambiente de grande luminosidade, mas sem exposição direta ao Sol. Não esqueça de deixar a dinheiro-em-penca suspensa para que as folhas possam se desenvolver caídas – como um véu de noiva. 

– Arruda 

A arruda é velha conhecida dos terreiros de Candomblé e dos centros de Umbanda. Com um cheiro perfumado característico e folhas verdes com flores amarelas, ela é usada para banhos energéticos – tudo com recomendação de pessoas com conhecimento sobre as religiões de matriz africana. 

A arruda, que significa salvador em grego, é natural da Europa e também está presente em benzimentos e pode ser até transformada em chá. Assim como a dinheiro-em-penca, a arruda é capaz de purificar e transformar a energia do ambiente. 

Quem não gosta do perfume da arruda?

Parte do grupo das chamadas plantas medicinais, a arruda precisa de cuidados maiores para permanecer saudável. Ela gosta de Sol, mas não de excesso. Nem pense em cultivá-la em ambiente com pouca luz ou nenhuma. 

 Você também precisa ficar atento ao abastecimento de água. A arruda não tolera grandes períodos sem rega por ser uma espécie muito sensível. 

– Alecrim 

O alecrim, assim como a arruda, possui um cheiro marcante. Conhecida pelos brasileiros por ser um excelente tempero, a planta também é rica em vitamina A, prevenindo o envelhecimento da pele, por exemplo. 

O alecrim é capaz de ajudar no controle da ansiedade, tanto na forma de óleo, quanto com água. A espécie está associada com a vontade de mudança e de conhecer o novo. 

O alecrim atrai prosperidade

Os cuidados para manter o alecrim sempre saudável são intensos. O alecrim necessita de pelo menos três horas de Sol todos os dias. Além disso, precisa manter o solo sempre úmido, principalmente nos primeiros dois meses depois do plantio. 

– Espada-de-São-Jorge 

A espada-de-São-Jorge é comum em muitos lares brasileiros. Repare bem e verá que existe pelo menos um vaso na porta de entrada de muitas casas. Isso se dá pela capacidade protetiva dela. 

Também conhecida como espada-de-Ogum ou Iansã, em nome aos orixás africanos cultuados no Candomblé, a espada é indicada para afastar energias negativas em espaços específicos da casa – daí a preferência das pessoas por deixá-la logo na entrada da residência. 

A espada-de-São-Jorge impede a entrada de energias ruins

Símbolo de prosperidade, a espada-de-São-Jorge é ideal para quem está iniciando no universo das plantas. Ela tolera grandes espaços sem rega, além de não precisar de Sol ou claridade para se desenvolver. 

– Comigo-ninguém-pode 

A comigo-ninguém-pode é do time das plantas essenciais para purificar o ambiente e tornar sua vida e casa mais prósperos. Ela afasta o mau-olhado e a inveja e também está presente em banhos energéticos. 

A planta possui várias espécies, mas se caracteriza pelas folhas verdes com tons de branco. É preciso, contudo, ficar atento ao fato de a comigo-ninguém-pode ser uma planta tóxica para crianças e gatos

Mantenha a comigo-ninguém-pode longe do alcance de crianças e animais

A comigo-ninguém-pode é originária da Colômbia e da Costa Rica. Os cuidados são básicos, já que ela se adapta aos ambientes de pouca luz e também gosta de um banho de Sol. 

– Lírio-da-paz

O lírio-da-paz é natural de países asiáticos e da América Central e do Sul. Como o nome já diz, essa planta de folhas verdes compridas e flores brancas acalma qualquer ambiente. 

O lírio é sinônimo de tranquilidade, paz, além de aumentar a sensação de esperança e harmonia dentro da sua casa. Cuidar do lírio-da-paz não é fácil nem difícil. 

O lírio é ideal para acalmar os ambientes

Para que ele não tenha dificuldades de desenvolver a capacidade de florescer todos os anos, o lírio-da-paz precisa de solo constantemente úmido, além de ficar longe da exposição direta ao Sol – especialmente em lugares quentes.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness