Design

Conheça o Lusail, o estádio mais bonito da Copa do Mundo no Qatar

03 • 11 • 2022 às 13:12
Atualizada em 09 • 11 • 2022 às 16:53
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Cerca de dois meses antes de receber a final da próxima Copa do Mundo 2022, o Estádio de Lusail já é considerado histórico e icônico no Qatar, não ainda pelo futebol que será jogado em suas quatro linhas, mas sim por sua imponência arquitetônica.

Maior dos oito estádios que receberão as partidas do Mundial, Lusail foi construído na cidade de mesmo nome, a cerca de 20 quilômetros de Doha e tem capacidade para receber 80 mil torcedores. A estética impressionante de seu desenho foi inspirado nas clássicas tigelas de tâmaras da tradição do artesanato islâmico.

Estádio de Lusail, na cidade de mesmo nome, é o maior construído para a Copa de 2022

Estádio de Lusail, na cidade de mesmo nome, é o maior construído para a Copa do Mundo de 2022

-Copa do Mundo: Catar e é acusado de recusar gays em hotéis

A fachada do estádio se apresenta como uma imensa tela perfurada em formatos triangulares, que oferecem sombra e luz ao interior. A iluminação, à propósito, não é um detalhe funcional do local, e se inspira na fanar, uma típica lanterna local como uma espécie de lampião. O aspecto futurista se mistura às tradições também através da iluminação do estádio, todo construído em projeto sustentável e de última geração, desenvolvido em parceria da Foster + Partners com a Arup, e a Populous, empresa especialista em esportes.

A fachada foi pensada pelo desenho e a estética, mas também pela iluminação e climatização do estádio

A fachada foi pensada pelo desenho, mas também pela iluminação e climatização do estádio

A cobertura sustenta uma das maiores redes de cabos traçados do tipo no mundo

A cobertura sustenta uma das maiores redes de cabos traçados do tipo no mundo

-25 estádios belos e inovadores pelo mundo

“Nossa ambição era criar uma forma marcante, ainda que simples, que refletisse a função do edifício, respondesse ao clima do Qatar e aumentasse o aspecto teatral do evento”, afirmou Luke Fox, chefe de estúdio da Foster + Partners. “A experiência de chegada é intuitiva e imersiva. Os espectadores embarcam entre duas camadas de assentos que foram intencionalmente comprimidas para aumentar a sensação de drama à medida que emergem na generosa área de assentos inundada de luz natural”, diz Fox.

O desenho do estádio foi inspirado nas tigelas de tâmaras da tradição do artesanato islâmico

O desenho do estádio foi inspirado nas tigelas de tâmaras da tradição do artesanato islâmico

-Copa do Mundo: as maiores teorias da conspiração da história dos mundiais

O design de luz e sombras da fachada não é somente uma decisão estética: a ideia reduz o consumo de energia na iluminação e clima do espaço – que apresenta uma tecnologia de refrigeração ao ar livre que também visa oferecer o conforto devido em correção ecológica, com energia solar e a pegada de carbono zero. A cobertura do Lusail é feita com uma rede formada por cabos de 307 metros de diâmetro, traçando uma das maiores coberturas do tipo no mundo sobre o campo.

Todo o estádio foi projetado para emissão de carbono zero e construído de forma sustentável

Todo o estádio foi projetado para emissão de carbono zero e construído de forma sustentável

-Cinco livros para você começar a se preparar para a Copa do Mundo 2022

As paredes da entrada são estampadas com fotos de 80 mil pessoas que trabalharam na construção do Lusail e, já dentro do estádio, os torcedores poderão tirar fotos com hologramas em tamanho real dos jogadores da Copa. O estádio irá receber a seleção brasileira no dia 24/11, em partida contra a Sérvia, e no dia 02/12, contra o Camarões – além, quem sabe, de uma eventual final. Curiosamente, todo esse investimento deixará de receber partidas de futebol ao fim do torneio, já que o local será transformado em um espaço comunitário, com escola, lojas, cafés, clínicas, academias e até residências: a forma e a fachada, porém, felizmente serão mantidas.

Lusail foi inaugurado em setembro e deixará de funcionar como estádio de futebol após a Copa

Lusail foi inaugurado em setembro e deixará de funcionar como estádio de futebol após a Copa

Após o mundial, o espaço será transformado em um grande centro comunitário

Após o mundial, o espaço será transformado em um grande centro comunitário

Publicidade

© fotos: Foster + Partners/divulgação


Canais Especiais Hypeness