Ciência

Conheça o planeta-anão Haumea, um dos astros mais esquisitos do Sistema Solar

04 • 11 • 2022 às 16:00
Atualizada em 09 • 11 • 2022 às 13:42
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O universo possui muitos destinos misteriosos e corpos celestes estranhos, e Haumea é definitivamente um desses. Descoberto somente em 2003 e catalogado em 2008, esse planeta-anão faz parte do Cinturão de Kuiper, localizado a cerca de 43 Unidades Astronômicas do Sol.

Sua esquisitice começa em seu formato: sendo o objeto astronômico com menor rotação conhecido em todo o Sistema Solar, um dia em Haumea dura apenas quatro horas e, por isso, o planeta possui a forma ovalada semelhante à de uma bola de rúgbi.

Representação do estranho planeta-anão Haumea, com seu anel e suas duas luas

Representação do estranho planeta-anão Haumea, com seu anel e suas duas luas

-Imagens ajudam a entender o tamanho (e insignificância) da Terra

O formato oval de Haumea é extremamente raro entre os objetos celestes conhecidos, que tendem às formas irregulares ou principalmente esféricas. Com um diâmetro equatorial de cerca de 1,6 mil km, acredita-se que o planeta-anão tenha surgido como parte dos destroços de um único evento destrutivo, e possui dois pequenos satélites naturais ao seu redor: suas duas luas se chamam Hiʻiaka e Namaka.

Animação mostrando o bizarro formato e a rotação irregular do planeta-anão

Animação mostrando o bizarro formato e a rotação irregular do planeta-anão

-Astrônomos encontram galáxias do tempo que o universo era ‘bebê’ de 1 bilhão de anos

Além do formato bizarro, o planeta é o único objeto do Cinturão de Kuiper que possui um anel, descoberto em 2017, e ainda apresenta uma capacidade de reflexão alta, por provavelmente ser uma formação rochosa coberta por uma camada cristalina de gelo.

Os nomes dos objetos vieram da mitologia havaiana: Haumea é a deusa do nascimento e da fertilidade, e sua origem remonta ao início do Sistema Solar, com as duas luas surgindo a partir da rotação intensa do planeta, que teria “soltado” os pedaços em alta velocidade.

Registro do sistema de Haumea com suas duas luas registrado pelo telescópio Hubble em 2015

Registro do sistema de Haumea com suas duas luas feito pelo telescópio Hubble em 2015

-Astronauta utiliza longa exposição pra registrar imagens impressionantes do espaço

Pouco se sabe sobre Haumea e suas luas, principalmente pela imensa distância de sua posição. Uma Unidade Astronômica é equivalente à distância da Terra ao Sol, ou cerca de 150 milhões de quilômetros, que equivalem a 8 minutos-luz. Localizado, portanto, a uma distância superior a 6,45 bilhões de quilômetros do sol, Haumea é um planeta-anão do tipo plutoide, como um corpo celeste que orbita ao redor do Sol em uma distância maior que a de Netuno. Em resumo, um ano no planeta oval equivale a 285 anos na Terra.

O anel único ao redor de Haumea foi descoberto em 2017

O anel único ao redor de Haumea foi descoberto em 2017

Publicidade

© foto 1: Getty Images

© fotos 2, 3, 4: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness