Debate

Devaneios premonitórios: o que são de fato os sonhos que parecem prever o futuro

11 • 11 • 2022 às 10:30
Atualizada em 30 • 11 • 2022 às 15:00
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Os sonhos premonitórios são aqueles que parecem se concretizar na vida real, como se, dormindo, nos tornássemos capazes de prever o futuro. Também conhecidos como precognitivos, essas narrativas oníricas “exibidas” enquanto dormimos não são, para a ciência, fruto de experiência mística ou mágica, mas uma interlocução entre nosso inconsciente e as decisões que já tomamos e, principalmente, que ainda iremos tomar em nossas vidas. E que muitas vezes nem sequer percebemos ou nos recordamos.

Os sonhos podem funcionar como ensaios ou testes para situações ainda por vir

Os sonhos podem funcionar como ensaios ou testes para situações ainda por vir

-Sonhos repetidos: porque fenômeno acontece com algumas pessoas

É possível, portanto, sonhar com algo que, de acordo com as circunstâncias, acaba de fato acontecendo, a partir da capacidade dos sonhos de visualizar e projetar determinada expectativa. Em resumo, um sonho não é capaz de adivinhar o que de fato irá acontecer, já que o futuro não existe previamente, e é feito exclusivamente a partir das decisões que tomamos. O que os sonhos premonitórios podem fazer, no entanto, é simular situações que ainda estão por vir, como uma forma de buscar caminhos e soluções para dilemas ou dúvidas que possam nos afligir.

Ao "simular" possibilidades futuras, os sonhos podem acabar por acertar ou determinar algo da vida real

Ao “simular” possibilidades, os sonhos podem acabar por acertar ou determinar algo da vida real

-Conheça as 7 previsões de Bill Gates para o futuro

Assim, torna-se possível sonhar com algo que, depois, acaba efetivamente se sucedendo na vida real. Muitas vezes a própria experiência do sonho pode influenciar, de forma consciente ou inconsciente, a tomada de decisão que leva a tornar o que sonhamos em algo ocorrido. É como uma profecia autorrealizável ou autocumpridora que, ao ser apresentada como prognóstico, acaba provocando sua concretização, levando a pessoa a agir para comprovar a previsão.

Em muitos casos, a própria ocorrência do sonho pode nos influenciar a agir como ele indicou

Em muitos casos, a própria ocorrência do sonho pode nos influenciar a agir como ele indicou

-Sonhar com morte: o que significa e como interpretar corretamente

Naturalmente que nem sempre nos lembramos do que sonhamos e, mais ainda, nos esquecemos dos sonhos que não se cumprem como profecia – e lembramos com especial ênfase daqueles que parecem prever o futuro. Assim, o fenômeno dos sonhos premonitórios é também moldado por questões culturais, como religiosidade, fé, descrença e até preferências artísticas. Segundo especialistas, quanto mais alguém atenta e valoriza tais experiências, mais elas parecem acontecer.

A forma como enxergamos a vida e tais experiências também influencia nas "previsões"

A forma como enxergamos a vida e tais experiências também influencia nas “previsões”

Publicidade

Canais Especiais Hypeness