Debate

Dia de Brasil: os frequentes problemas de tornozelo no futebol

28 • 11 • 2022 às 11:15
Atualizada em 29 • 11 • 2022 às 14:11
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Nesta segunda-feira (28), a Seleção Brasileira enfrentará a Suíça em jogo válido pelo grupo G da Copa do Mundo de 2022. O jogo ocorrerá às 13h.

Entre os principais desfalques da seleção estão Neymar e Danilo. Ambos os atletas sofreram lesões no ligamento durante a estreia da Canarinho contra a Sérvia e podem ficar de fora da Copa do Mundo. As ausências do lateral direito e do atacante estão confirmadas até, pelo menos, o último jogo da fase de grupos, na sexta-feira (2).

Neymar apresentou trauma no ligamento após jogo de estreia contra a Sérvia

As lesões no tornozelo são relativamente comuns no futebol. Os principais problemas físicos enfrentados pelos futebolistas são de natureza muscular, como rupturas e distensões. Depois, vêm as lesões de ligamento: elas se concentram nos joelhos e nos tornozelos.

As de joelhos são consideradas extremamente graves e exigem um longo tempo de recuperação, enquanto as de tornozelo também são graves, mas demoram menos para que a recuperação ocorra.

Os ligamentos são as conexões que permitem a movimentação dessas articulações. Quando lesionados, o movimento se torna impossível ou muito doloroso.

File:Lateral collateral ligament of ankle joint.png - Wikimedia Commons

Ligamentos são tecidos conjuntivos que ligam ossos entre si; rompimento ou lesões dificultam o movimento e tornam impossível a prática de esportes

Existem três tipos de lesão de ligamento: o ligamento pode sofrer um trauma (sofreu uma pancada), parcialmente lesionado (ele sofre um pequeno rompimento, mas não completo) e uma lesão completa, em que o ligamento é rasgado ou fraturado.

O tempo de recuperação varia entre 1 semana em casos mais leves e quatro meses em casos mais graves, como fratura do tornozelo.

Os traumas de Neymar e Danilo não foram abertamente comentados pelos médicos da seleção brasileira, mas o técnico Tite afirmou que ambos “irão jogar a Copa do Mundo”.

Leia também: Seleção da Alemanha protesta contra censura em foto oficial da Copa do Mundo

Publicidade

Canais Especiais Hypeness