Inspiração

Do Haiti à Índia: o mundo está torcendo para o Brasil na Copa

29 • 11 • 2022 às 16:05
Atualizada em 29 • 11 • 2022 às 16:14
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

O Brasil é um fenômeno mundial no futebol e a Copa do Mundo reforça o sentimento. Se nos últimos anos não fomos muito bem-quistos na comunidade internacional, no futebol, nós nos garantimos.

E a prova está em diversas cidades ao redor do mundo onde estrangeiros se reúnem para torcer para a nossa seleção.

Dhaka, em Bangladesh, Port-au-Prince, no Haiti, Rafah, na Palestina, Calcutá, na Índia, em Beirute, no Líbano, e todas as cidades do Brasil compartilham o amor pela Seleção Brasileira.

Celebração do gol de Richarlison em Dhaka, capital do Bangladesh

E não se enganem: não estamos falando de brasileiros radicados no exterior ou de descendentes, mas de estrangeiros que se apaixonaram por nosso futebol, por nossa história ou por nosso país como um todo.

Em maioria, os países que se apaixonaram não possuem uma grande seleção, com tradição no futebol, e escolhem a brasileira para ser sua verdadeira representante.

Em Kerala, na Índia, Brasil e Argentina rivalizam entre os falantes de malayalam. O mesmo ocorre em Calcutá e em Bangladesh.

Em outros lugares, o Brasil é unânime. É o caso do Haiti – ligado conosco por conta da missão da MINUSTAH, que levou o Exército Brasileiro a ocupar o país -, que possui uma grande diáspora por aqui.

Diáspora do subcontinente indiano é maioria da população no Catar; eles estão fazendo uma grande festa nas ruas de Doha

Outro apaixonado pelo futebol brasileiro é Tamim bin Hamad al-Thani, o emir do Catar. O monarca catari é fanático pelo Vasco da Gama e certamente está torcendo para a Amarelinha agora que o país-sede foi eliminado do torneio.

Libaneses e sírios também compartilham de uma série de laços com o nosso país, especialmente através da diáspora e, nos últimos dias, declararam apoio nas ruas ao Brasil durante a Copa do Mundo.

Confira vídeos dos torcedores:

Em Tripoli, no Líbano:

Em Rafah, na Faixa de Gaza, na Palestina:

Em Kerala, no sul da Índia:

No Haiti:

E em Lyari, o ‘Mini-Brasil’ no Paquistão:

Leia também: Copa do Mundo: você sabia que Gilberto Gil torce para 7 times de futebol?

Publicidade

Canais Especiais Hypeness