Ciência

Exame de sangue capaz de avaliar risco de Alzheimer chega ao Brasil

18 • 11 • 2022 às 18:28
Atualizada em 19 • 11 • 2022 às 09:48
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O primeiro exame de sangue capaz de detectar os primeiros sinais de Alzheimer chegou ao Brasil recentemente, e promete revolucionar as avaliações de risco e, assim, o tratamento da doença. A novidade foi aprovada no primeiro semestre desse ano pela Food and Drug Administration (FDA) nos EUA, e em seguida trazida ao Brasil pela empresa Dasa, maior rede de saúde integrada do país.

Doença de Alzheimer é a forma mais comum de mal neurodegenerativo

Doença de Alzheimer é a forma mais comum de mal neurodegenerativo

-Câncer assintomático poderá ser detectado via exame de sangue

O exame pode alterar consideravelmente um quadro de saúde relevante: segundo dados do Ministério da Saúde de 2020, 1,2 milhão de brasileiros têm Alzheimer, mas a maioria dos casos não foi diagnosticada. A inovação se baseia na identificação de dois tipos da proteína beta-amiloide, a 40 e 42, importantes biomarcadores da doença, e utiliza uma tecnologia chamada espectrometria de massas, capaz de detectar moléculas em pequenas concentrações.

O novo exame de sangue é capaz de avaliar o risco do aparecimento do Mal de Alzheimer

O novo exame de sangue é capaz de avaliar o risco do aparecimento do Mal de Alzheimer

-Bailarina com Alzheimer ouve ‘Lago dos Cisnes’ e relembra coreografia

Segundo médicos, da mesma forma que exames anteriores como avaliação do líquor, o novo método não é de diagnóstico, mas sim de avaliação de risco, mas funciona de forma menos invasiva que a avaliação do líquor, que exige uma punção lombar e chega a custar até três vezes mais.

Os primeiros sintomas do Alzheimer costumam ser discretos, surgindo como perda de memória, dificuldade de executar tarefas cotidianas, desorientação, dificuldades na comunicação, alterações de humor e perda de iniciativa.

A novidade já está disponível para exame em diversos laboratórios brasileiros

A novidade já está disponível para exame em diversos laboratórios brasileiros

-Pacientes recebem sangue criado em laboratório em teste inédito

Apesar de a doença ainda não ter cura, o diagnóstico precoce permite a aplicação de cuidados e tratamentos capazes de desacelerar a progressão dos sintomas, controlar os efeitos e oferecer melhor qualidade de vida ao paciente com Alzheimer.

De acordo com informações, o novo teste através de sangue já está disponível nos laboratórios de medicina diagnóstica da Dasa, como Alta Excelência Diagnóstica, em São Paulo e no Rio, Delboni Auriemo, em São Paulo, Lavoisier, em São Paulo, Bronstein, no Rio, Salomão Zoppi, em São Paulo, Exame, no Distrito Federal, Frischmann Aisengart, no Paraná, Sérgio Franco e Lâmina, no Rio, Cerpe, em Pernambuco, Image e Leme, na Bahia, entre outros.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness