Ciência

Foguete chinês descontrolado obriga Espanha a fechar parte do espaço aéreo; módulo caiu no mar

04 • 11 • 2022 às 11:29
Atualizada em 04 • 11 • 2022 às 11:30
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um foguete da China fora de controle assustou a Espanha na manhã desta sexta-feira (4 de novembro). O módulo chinês, parte de uma operação ambiciosa do país para construir sua própria estação espacial, lançado no dia 31 de outubro, ficou desgovernado e entrou em queda livre na direção da Terra. Ele seguia rumo à Espanha, segundo informaram autoridades do país, que fechou parte do espaço aéreo para evitar choques com aeronaves.

O tráfego aéreo na Espanha já foi reaberto, e o foguete, chamado Longa Marcha-5B YA, se desintegrou ao entrar na atmosfera. A maior parte dos fragmentos pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico.

Foguete chinês

“Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos na Catalunha e em outras comunidades”, disse o serviço de emergência da Catalunha, uma das regiões espanholas que tiveram o espaço aéreo fechado.

Leia também: Nasa provoca colisão no espaço em teste de defesa da Terra contra asteroide

O tráfego aéreo foi interrompido em quatro das 17 regiões da Espanha. Aeroportos de cidades turísticas como Barcelona e Ibiza ficaram fechados.

O foguete foi lançado pela primeira vez em maio de 2020 e, na ocasião, fragmentos do foguete caíram na Costa do Marfim, na África Ocidental, danificando vários edifícios no país.

No segundo voo, os destroços do foguete caíram no Oceano Índico, e, no terceiro, no Mar de Sulu, nas Filipinas.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness