Estilo

Fora da Copa, mas com estilo: Nigéria e o maravilhoso hábito de lançar uniformes irados

04 • 11 • 2022 às 15:17 Kauê Vieira
Kauê Vieira   Sub-editor Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

A Copa do Mundo começa a entrar na ordem do dia após o final das eleições no Brasil. E quando o assunto é Mundial, ninguém supera a Nigéria em estilo

A seleção africana pode ter ficado fora da Copa do Mundo do Qatar, mas nem por isso deixou de unir mais uma vez o universo da moda e do futebol após o lançamento de mais uma linha de uniformes. 

O estilo da camisa número 1 da Nigéria para a Copa de 2018

O estilo da Nigéria 

A Nigéria renovou sua parceria com a Nike com dois uniformes novos que retratam as cores da bandeira e a cultura do país. Os tons de verde se entrelaçam com detalhes em preto que destacam a águia, símbolo da seleção nacional. 

A estileira do uniforme principal ganha um toque final com shorts brancos e meias verdes com detalhes em branco, cor dominante do kit número dois. A renovação foi lançada para a disputa da Copa Africana de Nações e das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. 

Esta será a primeira vez desde 2010 que a Nigéria fica fora de um Mundial. O país esteve presente em 1994, 1998, 2002, 2010, 2014 e 2018. Os uniformes coloridos e cheios de estilo sempre foram a característica principal do país da África Ocidental. 

O uniforme de pré-jogo da Nigéria na Copa do Mundo de 2018

Nigéria quebrou a banca em 2018 

Em 2018, a Nigéria deu o que falar com seus lançamentos. Para se ter ideia do sucesso, a Nike foi inundada com mais de 3 milhões de pedidos por camisas das Super Águias

O interesse popular surpreendeu a Nike, que não conseguiu dar conta da demanda, que também virou sensação entre os camelôs das cidades brasileiras. 

O sucesso foi tão grande que a gigante norte-americana ofereceu um contrato melhor para a Nigéria, segundo o presidente da federação de futebol do país. 

“Tivemos uma reunião com a Nike, e os representantes da empresa se mostraram muito satisfeitos com os resultados de todas as nossas seleções, assim como da venda de uniformes”, disse Mallam Shehu Dikko em nota. 

O já citado uniforme de 2018 homenageou outro clássico do futebol mundial. O kit nigeriano de 1994, estreia das Super Águias em Copas do Mundo. 

Quem não se lembra da sobreposição de verde e branco em um uniforme que carrega história. Foi com essas cores que a Nigéria conseguiu seu melhor resultado em Copas do Mundo

Copa de 94: uniforme, talento, Okacha e alegria  

O verde dominando o uniforme da Nigéria na Copa de 94

O branco entrelaçado pelo preto, também na Copa de 94

A Nigéria foi a grande sensação da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos. O Mundial foi vencido pelo Brasil (é tetra, é tetraaaa), mas o estilo dos cabelos afros quadradinhos – como mandava o figurino ainda carregado da cultura oitentista -, somado à ginga dos nigerianos vestidos em uniformes estilosos, roubou a cena. 

O time base da Nigéria tinha grandes estrelas, destaque para Jay-Jay Okocha e Yukini. A seleção, que enfrentou a Argentina de Diego Maradona, acabou eliminada nas oitavas de final pela Itália com o extinto gol de ouro na prorrogação, mas entrou para a história da moda e do futebol. 

A Copa do Mundo da França também foi palco para a Nigéria ditar moda. O país africano apostou na predominância da cor verde, que fez uma dobradinha com os shorts brancos. 

Diferente de 1994, quando o uniforme alternativo era branco com traços fortes de preto, a tendência em 1998 foi de protagonismo da cor branca, salpicada pelo verde. 

O uniforme da seleção da Nigéria para 2022-2023

A seleção seguiu liderada por Okocha, mas com outra estrela em ascensão. Nwankwo Kanu, então com 19 anos e jogador da Inter de Milão e futuro ídolo histórico do Arsenal, aparecia no maior palco do futebol. 

Invicta na primeira fase, a Nigéria venceu Espanha e Bulgária (grandes forças do grupo) e colheu um empate contra o Paraguai. O sonho acabou nas oitavas de final contra, talvez, o melhor time da história da Dinamarca. 

E aí, qual seu uniforme favorito da Nigéria em Copas do Mundo?

Publicidade

Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness