Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O que é gaslighting? O termo entrou na moda nas últimas décadas e, nesta semana, foi anunciado pelo dicionário Merriam-Webster como palavra do ano de 2022.
A definição de gaslighting é amplamente conhecida dentro do mundo da psicologia e ganhou notoriedade nos últimos anos dentro da cultura pop. Mas o que significa gaslighting?
Tática de manipulação emocional e violência psicológica foi muito buscada em mecanismos de busca
O termo é oriundo de uma peça de teatro chamada Gas Light. O texto de 1938 conta a história de um marido decidido a fazer com que sua mulher fique insana para roubar sua herança. A obra ganhou uma adaptação para o cinema no ano de 1944, que é considerado um clássico
Gaslighting é uma forma de violência psicológica, definida quando uma pessoa tenta manipular outra através de mentiras e ameaças. Usualmente, um parceiro tenta distorcer a realidade para que a vítima comece a duvidar de si mesma.
O termo não é necessariamente científico, mas serve de apoio para definir diversas relações abusivas, usualmente entre cônjuges. Contudo, o gaslighting também pode acontecer entre pais e filhos, irmãos, amigos e colegas de trabalho.
O gaslighting é, portanto, uma forma de manipulação emocional abusiva, definida como violência psicológica e emocional.
Na definição de gaslighting do Merriam-Webster, trata-se do “ato ou prática de enganar grosseiramente alguém especialmente para vantagem própria”.
O termo ganhou um sentido mais amplo nos últimos anos, em especial a partir de 2017, durante o governo Donald Trump. Alguns comentaristas políticos estadunidenses passaram a definir a relação entre Trump e a população como uma relação de gaslighting, depois de mentir que não havia feito algumas declarações.
Gaslighting é o termo do ano de acordo com dicionário britânico
Contudo, o significado de gaslighting mais aceito e comumente usado se refere ao seu sentido psicológico. O “gaslighter” irá negar que coisas aconteceram, irá tentar justificar suas próprias ações com ações de outros e irá tentar criar uma realidade paralela para controlar seu parceiro.
Mas por que as pessoas fazem gaslight? “Existem duas razões principais pelas quais um gaslighter se comporta dessa maneira”, explica a psicóloga Stephanie Sarkis, que escreveu o livro “Gaslighting: Recognize Manipulative and Emotionally Abusive People – and Break Free”. “É um esforço planejado para obter controle e poder sobre outra pessoa, ou porque alguém foi criado por um pai ou pais que eram gaslighters e aprenderam esses comportamentos como um mecanismo de sobrevivência”, completa.
Leia também: O que é misoginia e como ela é a base da violência contra a mulher
Publicidade
O ativista Caleb Wallace, um das lideranças do movimento anti-máscara nos EUA, faleceu aos 30 anos vitimado pela...
Após participação intensa no movimento que impediu a volta do estuprador condenado em primeira instância Robinho ao...
Você sabia que a expectativa de vida de uma atriz pornô é de apenas 36 anos? Ou será que já leu por aí que cerca...
O edifício mais “magro” do mundo e um dos mais altos do planeta foi recentemente construído em Nova York, e já...
"Como Vender Drogs Online (Rápido)" é uma daquelas séries não tão famosas mas que deveriam — e mereciam — ser....
Michigan se tornou o primeiro estado dos EUA a banir cigarros eletrônicos de sabor. Como mostrou o The Washington Post...
Uma reportagem do The Intercept Brasil mostrou que a start-up loft anunciou a venda de um apartamento com uma idosa...
Segundo a coluna de Josmar Josino no UOL, a Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (ROTA), um dos grupos de policiais mais...
A youtuber, influenciadora e ex-BBB Viih Tube revelou em seu novo livro que foi vítima de estupro aos seus 16 anos. Em...