Ciência

Horário de Verão: polêmica está de volta (e tem quem defenda que ele faz mal para você)

08 • 11 • 2022 às 14:02
Atualizada em 08 • 11 • 2022 às 18:46
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou que deseja que o Brasil volte a adotar o Horário de Verão.

Nos EUA, com a crise energética que deve ocorrer nos próximos meses, especialistas debatem a adoção de um horário de verão permanente.

Pessoas podem sofrer com problemas de adaptação de sono por conta do horário de verão

Contudo, especialistas apontam que a adoção do horário especial pode acabar sendo negativo para a saúde da população.

De acordo com alguns neurologistas, os impactos da adoção geral de um Horário de Verão poderiam aumentar o risco de doenças cardíacas e neurológicas.

A neurologista Beth Ann Malow é uma das mais importantes vozes em favor do fim do Horário do Verão ao redor do mundo. Em seus estudos, a pesquisadora da Universidade de Medicina Vanderbilt, no Tennessee, concluiu que a adoção do Horário do Verão traz consequências graves hormonais para os adolescentes e pode aumentar o risco de infarto.

A preocupação com os adolescentes se dá justamente por conta da predisposição desta faixa etária a ter problemas para dormir. Para ela, os efeitos negativos na produção de melatonina podem acentuar essas dificuldades.

“Como a puberdade também faz com que a melatonina seja liberada mais tarde à noite, o que significa que os adolescentes têm um atraso no sinal natural que os ajuda a adormecer. Portanto, os adolescentes são particularmente suscetíveis a problemas de sono devido à luz prolongada do Horário de Verão”, explica ela em artigo para o The Conversation.

Bolsonaro acabou com o horário de verão, algo que causou revolta em algumas parcelas da sociedade

“Com base em evidências abundantes de que o Horário de Verão não é natural e não é saudável, acredito que devemos aboli-lo e adotar o horário padrão permanente”, completou a cientista. Ela afirma que os benefícios ambientais não compensam os malefícios de saúde causados por aquela horinha de sol a mais no nosso dia.

Leia também: Volta do horário de verão é recomendada por especialistas pela economia de energia

Publicidade

Canais Especiais Hypeness