Criatividade

Internauta cria a versão preferida de Chico Buarque para o disco ‘alegre e sério’, que virou meme

25 • 11 • 2022 às 11:17
Atualizada em 25 • 11 • 2022 às 11:36
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um tweet do perfil “Acervo Buarque” nesta semana trouxe de volta o assunto sobre um dos memes mais populares do Brasil – e que roda o mundo há quase uma década: o da capa do primeiro disco de Chico Buarque, lançado em 1966. Aquele do “alegre e sério”. Na onda, um outro perfil, o marcon (@rflmrcn) criou a versão preferida de Chico Buarque para o álbum. Acompanha essa história conosco:

O primeiro disco de Chico Buarque trazia em seu repertório os primeiros clássicos do universo buarquiano, como “A Banda”, “Tem Mais Samba”, “Juca”, “A Rita”, “Olé, Olá”, “Meu Refrão” e “Pedro Pedreiro”. Em 2013, o sucesso do disco conhecido como Chico Buarque de Hollanda seria renovado com sua capa alçada a um dos mais populares memes da década.

O trecho explicando a história por trás da capa - e do meme - foi contada em entrevista de dois anos atrás

O trecho explicando a história por trás da capa e do meme foi contada em entrevista 

-A canção encomendada por Nara Leão que Chico Buarque deixou de cantar

Mostrando Chico com apenas 22 anos em duas fotos, sorrindo em uma e sério na outra, a imagem foi tornada em base para milhares de memes: sua motivação original, no entanto, foi revelada pelo próprio músico, e é tão curiosa quanto banal. “Eu queria tirar uma foto mais séria, queria me impor como um compositor sério e tal, e eles achavam que eu ficava mais bonito quando sorria”, comentou, esclarecendo que a capa reúne, portanto, sua própria vontade e o desejo da gravadora estampados.

A capa do disco de 1966, conhecido como "Chico Buarque de Hollanda"

A capa do disco de 1966 do artista, conhecido como “Chico Buarque de Hollanda”

-De Chico Buarque a Gonzaguinha, 10 músicas proibidas pela ditadura

“Então, tiramos várias fotos sorrindo e sério”, explicou Chico, em entrevista que concedeu há dois anos para o musicólogo Zuza Homem de Mello, Adriana Couto e Lucas Nobile como parte da série digital Muito Prazer, Meu Primeiro Disco, realizada pelo Sesc Pinheiros e disponível no YouTube. “Eu fui ver a capa pronta. Eles fizeram a vontade deles e a minha, com essa capa absurda que virou meme. E, cada vez que vejo, sendo meme ou não, eu digo que absurdo isso aí”, comentou.

-“Memeapocalipse”: A produção de memes está chegando ao limite

Chico não cede a imagem para uso comercial, mas já participou da onda de memes que utilizam a capa de seu primeiro disco: ao inaugurar seu perfil no Instagram, em 2017, o artista compartilhou um meme com as fotos em uma das primeiras postagens. Os memes com a capa normalmente se referem expectativas frustradas – como um antes e depois, ilustrado pelo Chico “feliz”, e o Chico “sério” diante do que não sucedeu como o esperado – ou o contrário: uma expectativa ruim que, ao fim, dá certo.

Um dos primeiros posts do perfil oficial de Chico no Instagram compartilhou o meme

Um dos primeiros posts do perfil oficial de Chico no Instagram compartilhou o meme

-Bob Marley jogou futebol com Chico Buarque e Moraes Moreira

O vídeo em que Chico comenta o assunto se popularizou no começo desta semana, ao ser compartilhado pelo perfil “Acervo Buarque” no Twitter. No trecho, ele também fala sobre como o uso de seu nome completo, e não somente o “Chico Buarque” que tinha escolhido como nome artístico, se deu por imposição da gravadora. O perfil marcon (@rflmrcn) decidiu, então, a partir da fala, recriar a capa do disco como ela seria segundo as vontades do artista – abrindo simpático debate sobre qual opção seria melhor. Veja só!

No Twitter, o perfil marcon criou a capa "séria" como Chico originalmente queria

No Twitter, o perfil marcon criou a capa somente “séria” como Chico originalmente queria

Publicidade

© foto 1: Youtube/Sesc Pinheiros/reprodução

© foto 2: Wikimedia Commons

© foto 3: Instagram/reprodução

© foto 4: Twitter/reprodução


Canais Especiais Hypeness