Ciência

James Webb capta detalhes da formação de uma estrela, incluindo ‘ampulheta de fogo’

17 • 11 • 2022 às 14:42
Atualizada em 17 • 11 • 2022 às 14:55
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

O telescópio James Webb conseguiu captar o momento exato de formação de uma estrela a cerca de 100 mil anos-luz do nosso planeta. O equipamento registrou o surgimento da jovem L1527, uma protoestrela do tipo A.

“Ampulheta de Fogo” é o nome mais pop para o disco protoplanetário, resultado da explosão de matéria que originará estrela, planetas, satélites e asteroides ao longo de bilhões de anos

A imagem captada mostra uma espécie de “ampulheta” de fogo e luz no meio do espaço. “A luz da protoestrela vaza acima e abaixo desse disco, iluminando cavidades dentro do gás e poeira circundantes”, descreve a Agência Espacial Europeia (ESA) sobre o registro através de um comunicado oficial.

A organização espacial multilateral também afirma que o registro pode ser uma boa visão de como o nosso Sistema Solar foi formado, e, a partir da reunião dos materiais emitidos ao longo da explosão, o surgimento de planetas como a própria Terra.

“O disco, visto na imagem como uma faixa escura em frente ao centro brilhante, tem aproximadamente o tamanho do nosso Sistema Solar. Dada a densidade dos objetos capturados, não é incomum que grande parte desse material se agrupe. É aí que observamos, então, os primórdios dos planetas. Em última análise, esta visão da explosão do L1527 fornece uma janela para o que nosso Sol e Sistema Solar pareciam em suas tenras origens”, completa o órgão maior da astronomia europeia.

De acordo com o comunicado da ESA, a protoestrela L1527 seguirá sendo observada pelos pesquisadores, que desejam estudar o surgimento de outros sistemas estrelares ao redor do universo e a nossa própria origem.

Leia também: James Webb: telescópio captura imagens incríveis dos ‘Pilares da Criação’ e outras imagens ao redor do espaço

Publicidade

Fotos: Reprodução/NASA, ESA, CSA, and STScI, J. DePasquale (STScI)


Canais Especiais Hypeness