Criatividade

La’Sus, o mascote-craque do SUS criado por agente comunitária no ES

24 • 11 • 2022 às 12:41 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

O La’eeb, mascote oficial da Copa do Mundo do Catar, não foi muito lá bem aceito pelos brasileiros, que, nem tão carinhosamente assim, apelidaram o mascote de “tapioca homofóbica”.

Mas a servidora pública Rose Justiniano, de 55 anos, que trabalha na Unidade Básica de Saúde da Praia do Suá, em Vitória, no Espírito Santo, ressignificou La’eeb lhe dando as características de um verdadeiro herói nacional: o Sistema Único de Saúde.

Mascote não-oficial da Copa do Mundo fez sucesso nas redes sociais

O La’Sus foi criado, segundo Rose, como uma forma de fomentar a torcida pela Seleção e a conscientizar os pacientes sobre a importância do Sistema Único de Saúde.

“Perguntei pra minha diretora se podia fazer o mascote da Copa para enfeitar a unidade. Eu procurei na internet pra ver como fazia. Aí como não ia colocar o símbolo do Catar, pensamos em homenagear o SUS e aí veio a ideia de colocar o nome, La’SUS. A gente quis aproveitar também e pegar o pano azul pra simbolizar o novembro azul”, explicou a agente comunitária à TV Gazeta.

E o La’Sus também fez sucesso nas redes sociais. Confira os tweets sobre o nosso querido e amado mascote:

Leia também: Dança, Brasil! Seleção estreia hoje na Copa do Mundo e Raphinha promete dança em celebração

Publicidade

Canais Especiais Hypeness