Sustentabilidade

Maior vulcão do mundo entra em erupção pela 1ª vez em 40 anos

29 • 11 • 2022 às 14:03
Atualizada em 29 • 11 • 2022 às 14:10
Kauê Vieira
Kauê Vieira   Sub-editor Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

O Havaí vive um momento histórico, mas também de apreensão. O Estado norte-americano registrou a primeira erupção em 40 anos do maior vulcão ativo do mundo

Trata-se do Mauna Loa, que significa “Grande Montanha”, e compõe um quinteto de cuspidores de fogo do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou que a erupção pode ser vista a mais de 72 quilômetros de distância. 

Primeira erupção do Mauna Loa em 40 anos

Ainda de acordo com autoridades norte-americanas, o Mauna Loa acumula uma grande pressão e segue expelindo lavas e cinzas em um misto de suspense pelos possíveis impactos e beleza diante da fúria da natureza

As pessoas que vivem próximo da zona de erupção não correm riscos nesse momento, diz o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Embora ordens de retirada ainda não tenham sido emitidas, as estradas nas proximidades do Mauna Loa estão bloqueadas. 

“O fato é que esta é uma montanha perigosa que não entra em erupção desde 1984, a mais longa de sua história, e por isso temos de estar vigilantes”, declarou o Serviço Geológico dos EUA. 

Assista ao vídeo da erupção abaixo: 

Mauna Loa 

Estamos diante do maior vulcão da Terra em volume. Para se ter ideia do tamanho, o Mauna Loa é maior do que a soma do resto das ilhas havaianas. O cume do Loa fica por volta de 17 km acima de sua base. 

O Mauna Loa registrou 33 erupções em 1843, a mais recente, em 1984, teve 22 dias de duração. 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness