Ciência

Missão Artemis: cápsula consegue dar volta na Lua e atinge seu principal objetivo

22 • 11 • 2022 às 12:52
Atualizada em 22 • 11 • 2022 às 12:52
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

A Agência Espacial dos EUA (NASA) anunciou que o módulo lunar da missão Artemis I concluiu com sucesso seu principal objetivo: dar uma volta inteira na Lua.

A cápsula tripulável Orion conseguiu efetivamente dar uma volta completa no nosso satélite e agora deve fazer seu segundo teste principal: a volta para o nosso planeta.

Imagem do módulo da NASA nas proximidades da Lua captada por transmissão da Deep Space Network (DSN)

De acordo com a NASA, essa é a primeira vez que a humanidade “volta” à Lua desde 1972. Apesar da nave Orion não ter tripulação, entre 2023 e 2024, ela deve ir com astronautas para o astro.

A nave sobrevoou o satélite a uma altura de 150 quilômetros, ou seja, chegou bem próxima do solo (para níveis interplanetários) e provou sua eficiência.

“Esse é um dos dias sobre os quais estávamos pensando e falando durante muito, muito tempo”, disse o diretor de voo Zeb Scoville.

“A missão continua como planejamos, e os sistemas terrestres, nossas equipes de operações e a espaçonave Orion continuam superando as expectativas, e continuamos aprendendo ao longo do caminho sobre essa nova espaçonave do espaço profundo”, disse Mike Sarafin. , gerente da missão Artemis I, em um comunicado feito na noite de ontem.

Artemis foi lançada na última quarta-feira (16) e já cumpriu seu principal objetivo

Agora, os pesquisadores desejam entender como será o reingresso da nave na Terra. A temperatura de reentrada na atmosfera do nosso planeta pode chegar a 2.750°C.

Se a nave resistir bem, então os cientistas poderão enviar, finalmente, missões tripuladas com humanos de volta para o satélite. O principal objetivo desta fase da série de missão Artemis é garantir a segurança do projeto, que tem custo estimado em 35 bilhões de dólares até o momento.

Leia também: Nem Lua, nem Marte: Próximo destino de missão chinesa deve ser Vênus

Publicidade

Fotos: Reprodução/NASA Foto 2: Getty Images


Canais Especiais Hypeness