Ciência

Novas hipóteses: T-Rex pode ter sido muito maior e mais pesado do que pensávamos

22 • 11 • 2022 às 09:30 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A ferocidade e principalmente o imenso tamanho e peso fizeram do Tiranossauro Rex o mais famoso e temido de todos os dinossauros já descobertos. Uma nova pesquisa canadense, porém, levanta a hipótese de termos motivos literalmente ainda maiores para justificar o epíteto que o chama de “rei”. De acordo com cálculo realizado por paleontólogos do Museu Canadense da Natureza em Ottawa, o animal pode ter sido até 70% maior e mais pesado.

O Tiranossauro Rex não foi o maior, mas possivelmente o mais pesado dinossauro conhecido

O Tiranossauro Rex não foi o maior, mas possivelmente o mais pesado dinossauro – e o mais temido

-Argentina pode ter sido casa do maior animal terrestre da história

O cálculo foi feito não em cima de algum novo fóssil descoberto ou de pesquisas com materiais concretos, mas a partir de estimativas gerais e cálculos teóricos a respeito da espécie – comparando essas sugestões com a dimensão de Scotty, como foi apelidado o maior tiranossauro já encontrado até hoje, que pesava 8.870 quilos, e media cerca de 12 metros, em tamanho e peso próximos de um micro-ônibus. Os ossos de Scotty foram encontrados na província de Saskatchewan, no Canadá, em 1991: o animal teria morrido com mais de 30 anos.

Modelo reconstruindo o tiranossauro "Scotty" em seu imenso tamanho real

Modelo reconstruindo o tiranossauro “Scotty” em seu imenso tamanho real

-Dinossauro gigante com fêmur de 2 metros é encontrado no Maranhão

A revisão canadense sugere, porém, que Scotty talvez fosse de tamanho mediano apenas, e que Tiranossauros poderiam alcançar até 15 mil quilos, em cálculo que dobra o tamanho até hoje conhecido do animal. A nova estimativa parte dos dados que já possuímos, mas também do pouco material com o qual efetivamente trabalhamos: estima-se que cerca de 2,5 bilhões de Tiranossauros Rex tenham existido durante o Cretáceo Superior, entre 90 e 66 milhões de anos atrás, mas até hoje somente 32 fósseis da espécie foram encontradas.

A arcada dentária de Scotty, encontrada no Canadá em 1991

A arcada dentária de Scotty, encontrada no Canadá em 1991

-Desvendar o sexo dos dinossauros é a missão desses especialistas

Baseando-se na estimativa de vida do animal e do tamanho da população de Tiranossauros, os paleontólogos Jordan Mallon, do museu canadense, e David Hone, da Universidade Queen Mary de Londres, levantaram a hipótese em conferência anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, em Toronto. Os cientistas estabeleceram, portanto, uma curva de crescimento cruzando os dados – determinando o modelo que dobra o tamanho do T-Rex.

O cálculo se baseou na quantidade de animais, no tempo de vida e na curva de crescimento possível

O cálculo se baseou na quantidade de animais, no tempo de vida e na curva de crescimento possível

-Fóssil de ancestral de tiranossauro é encontrado no Rio Grande do Sul

Por enquanto, porém, a hipótese é meramente uma sugestão teórica. “Isso é somente um exercício mental, com alguns números por trás. Algo divertido de imaginar”, afirmou Mallon, em artigo publicado na revista LiveScience. De todo modo, o cálculo reitera que há ainda muito a ser descoberto sobre os dinossauros, e especialmente o mais famoso deles, que ainda precisa ter seu verdadeiro tamanho confirmado na prática – ou melhor: nos fósseis.

Os Tiranossauros Rex viveram durante o periodo cretáceo superior, há cerca de 90 milhões de anos

Os Tiranossauros Rex viveram durante o periodo cretáceo superior, há cerca de 90 milhões de anos

Publicidade

© foto 1: Getty Images

© fotos 2, 3, 4: Wikimedia Commons

© foto 5: LiveScience/Alamy Photo Stock


Canais Especiais Hypeness