Debate

‘Patriota do Caminhão’: manifestante golpista vira boneco e produto esgota rapidamente

08 • 11 • 2022 às 15:00
Atualizada em 08 • 11 • 2022 às 18:32
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

A empresa Corbe Toys, especializada em action figures de memes e temas quentes, lançou um boneco do “Patriota do Caminhão”. Em um dia, mais de mil unidades foram vendidas e o produto esgotou.

A ideia veio após um militante bolsonarista carregado por um caminhão ter virado meme nas redes sociais. O “Patriota do Caminhão” era um radical de extrema-direita que tentava impedir a passagem de caminhões durante os locautes golpistas pós-eleitorais.

Boneco de manifestante golpista acabou virando febre e esgotou com um dia de vendas; brinquedo, contudo, não deixa explícito ideais antidemocrático do chamado ‘patriota’

A imagem, que satiriza e ridiculariza o movimento golpista, acabou se tornando um meme e foi rapidamente replicada nas redes.

Então, Luís Aizcorbe, dono da Corbe Toys, decidiu investir na confecção de bonecos com essas imagens para comercializar através de seu e-commerce e o resultado foi um sucesso. A empresa também vende bonecos do “fantasma do comunismo”, de “faria limers” e outros memes políticos.

A descrição do brinquedo diz: “quando furarem o bloqueio dos caminhoneiros, eu estarei lá com minha camiseta da Seleção e torcendo pelo Brasil, sou Patriota com muito orgulho e muito amor, às vezes peço até intervenção militar! Se tentar furar algum bloqueio das rodovias, estarei lá, à frente do seu caminhão, e você me levará por quilômetros”.

O tom suave, obviamente, esconde a radicalização dos movimentos. Aizcorbe afirma que não terá de pagar pelos direitos de imagem do “Patriota do Caminhão”, que já foi identificado e, inclusive, chegou a dar entrevistas para jornais de grande circulação.

“Entra na parte de alegoria. É como se fosse o mito do saci-pererê. Não precisamos pedir direito autoral para ele, porque não estamos utilizando o nome e não afeta a integridade da pessoa”, afirmou o empresário ao Painel S.A., da Folha de S.Paulo.

Leia também: Bob Esponja ganha coleção de bonecos incríveis em suas versões de memes da internet

Publicidade

Fotos: Reprodução/Corbe Toys


Canais Especiais Hypeness