Decoração

Plantas natalinas: veja 5 espécies que vão lhe ajudar a compor a decoração

11 • 11 • 2022 às 16:31
Atualizada em 30 • 11 • 2022 às 15:01
Kauê Vieira
Kauê Vieira   Sub-editor Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

O Natal está chegando. Que tal receber o Papai Noel com flores? Você, certamente, já se deparou com espécies fora do comum em filmes ou em passeios para compras em shoppings centers. 

O Hypeness separou cinco opções de plantas natalinas para deixar este momento de reunião entre pessoas queridas ainda mais aconchegante e estiloso. 

Leia também: ‘Você me dá sorte, meu amor’: conheça 6 plantas que atraem prosperidade

1. Poinsétia

A poinsétia se destaca pelas folhas bem vermelhas

Resolvemos começar com esse modelo aqui, que desperta a curiosidade de muita gente. Afinal, qual o nome dessa espécie de planta com folhas bem vermelhas, que invade telas de cinema, decoração de shopping e lojas de departamento nas semanas que antecedem o Natal?

Fim do mistério. Essa belezinha se chama poinsétia, espécie encontrada principalmente no México e que chama atenção por suas folhas vermelhas. 

A poinsétia é conhecida popularmente no Brasil como bico-de-papagaio ou flor do Natal. A espécie requer cuidados especiais, como exposição plena ao Sol, solo com alta capacidade de drenagem e regas constantes.

2. Tuia-holandesa

A tuia-holandesa é indicada para quem tem jardim em casa

Vamos falar sobre a pequena árvore de Natal, opção das mais lindas para substituir a decoração artificial.  A tuia-holandesa é menina dos olhos dos mais apaixonados pelo período natalino e que não abrem mão de algo tradicional. 

A tuia-holandesa é originária da Inglaterra e foi trazida ao Brasil pelos imigrantes holandeses. O grande desafio de quem opta por ter uma planta dessas em casa é mantê-la viva durante o ano inteiro. 

Para se ter ideia da complexidade, estima-se que a tuia-holandesa dure até no máximo cinco meses se cultivada dentro de casa. E você ainda precisa regá-la diariamente e garantir pelo menos duas horas de exposição diária ao Sol. 

Conselho: é melhor você apostar no pinheiro compacto se tiver condição de plantá-lo em um jardim – espaço ideal para a expansão das raízes dessa espécie inglesa símbolo do Natal. 

3. Hera 

Essa espécie é de cultivo simples, precisando de exposição à luz (Sol pleno ou meia-sombra)

Você está querendo produzir uma guirlanda diferenciada para ganhar o concurso de porta mais bonita de seu prédio? Pois bem, já pensou em apostar na hera?

Essa espécie é de cultivo simples, precisando de exposição à luz (Sol pleno ou meia-sombra), regas moderadas e um vaso no alto para que suas folhas desçam como o véu de noiva.

4. Zimbro 

O zimbro também é usado na produção do gin

O zimbro faz parte do time das plantas medicinais por causa de seus flavonóides de vitamina C, utilizados para tratar problemas de saúde associados principalmente ao estômago, à pele e às infecções urinárias. 

Conhecida também como cedro, genebreiro ou zimbrão, ela é utilizada na produção do gin. O zimbro tem destaque no Natal por ser adicionado na composição das árvores e em guirlandas. 

O seu cultivo requer solo seco, mas com boa drenagem. Ela tem horror ao excesso de umidade e prefere vasos aos jardins. 

5. Azevinho 

O azevinho chama a atenção pelas folhas verdes

Há quem diga que não existe Natal sem a presença do azevinho. Originário dos países da Europa, a planta possui pequenos arbustos que podem chegar até os 10 metros de altura. 

Além disso, o azevinho chama a atenção pelas folhas verdes (com aspecto de secas) e os frutos, que, diga-se, são tóxicos. As frutinhas do azevinho se caracterizam pela cor vermelha brilhante e amadurecem no inverno.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness