Sustentabilidade

Por que o brilho da Terra está diminuindo, de acordo com especialistas

14 • 11 • 2022 às 13:14
Atualizada em 15 • 11 • 2022 às 12:06
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Segundo cientistas do Big Bear Solar Observatory, em Nova Jersey, o “brilho” da Terra está diminuindo por conta da mudança climática.

Ao medir a luz solar refletida da Terra para a parte escura da Lua à noite, os cientistas mediram o que eles chamam de “brilho” do planeta – basicamente, a “refletividade” da Terra. De acordo com os pesquisadores, essa luz diminuiu nos últimos anos.

Terra estaria brilhando menos, de acordo com informações de observatório nos EUA

“Estávamos relutantes em fazer os últimos três anos de dados porque pareciam iguais há 17 anos, mas finalmente decidimos fazer isso porque prometemos a nós mesmos 20 anos de dados. Então, olhamos para o resultados e recebemos o inesperado”, disse Philip Goode, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey e principal autor do novo estudo.

Os dados mostram uma queda de 0,5% na refletividade a partir de 2019 e 2020, quando comparado com as medições de 20 anos atrás.

Os pesquisadores tentaram estabelecer uma correlação entre o brilho do sol e a redução da refletividade terrestre, mas não encontraram uma explicação. Na verdade, nossa estrela está enviando mais energia e luz nos últimos anos.

“Claro, a Terra está recebendo meio watt a mais por metro quadrado, mas o que a Terra escolhe fazer com essa energia, estaríamos meio que adivinhando”, afirmou o pesquisador à CNN.

Segundo os cientistas, existem algumas hipóteses para explicar esse fenômeno. Uma delas é a redução da cobertura de nuvens baixas sobre o leste do Oceano Pacífico. Por conta do La Niña e do aquecimento global, há a diminuição da incidência de nuvens brancas para refletir a luz do Sol na Lua.

Leia também: Eventos extremos, frio e calor excessivos são fruto da crise climática e devem piorar

Publicidade

Fotos: Getty Images



Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Canais Especiais Hypeness