Criatividade

Prêmio Jabuti: todos os cinco romances finalistas são de autoras mulheres

10 • 11 • 2022 às 12:58 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Ao anunciar os livros selecionados para a final do Prêmio Jabuti de 2022, a mais importante premiação literária do Brasil iluminou a força da literatura feminina atual. As cinco obras escolhidas para a final na categoria de “Romance Literário” são de autoras mulheres. Os nomes de Natalia Borges Polesso, Andréa Del Fuego, Micheliny Verunschk, Aline Bei e Tatiana Salem Levy foram anunciados junto com os de finalistas em outras categorias do prêmio na última terça-feira.

Os Prêmios Jabuti, que desde 1958 se afirma como o mais importante do Brasil

Os Prêmios Jabuti, que desde 1958 se afirma como o mais importante do Brasil

-O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Entre as indicadas ao Jabuti de “Romance Literário”, a gaúcha Natalia Borges Polesso assina o livro “A extinção das Abelhas”, a paulista Andréa Del Fuego é autora de “A Pediatra”, a pernambucana Michele Verunschk concorre com “O Som do Rugido da Onça”, a paulista Aline Bei com “Pequena Coreografia do Adeus” e Tatiana Salem Levy, carioca nascida em Lisboa, com o livro “Vista Chinesa”. Curiosamente, os quatro primeiros livros citados foram lançados pela editora Companhia das Letras. Somente o romance de Levy foi publicado pela Editora Todavia.

A escritora brasileira Tatiana Salem Levy, autora de "Vista Chinesa"

A escritora brasileira Tatiana Salem Levy, autora de “Vista Chinesa”

A autora paulista Aline Bei, indicada com “Pequena Coreografia do Adeus”,

A autora paulista Aline Bei, indicada com o livro “Pequena Coreografia do Adeus”

-Coletivo de escritoras lista mais de 100 autoras negras brasileiras

Tal tendência já vinha sendo vista há alguns anos entre os destaques da Poesia Contemporânea. Agora é reforçada entre os romances, confirmando que a melhor literatura produzida no Brasil de hoje é assinada por mulheres: em meio às indicadas ao Prêmio Oceanos, também divulgado na terça-feira, novamente somente autoras mulheres foram selecionadas entre as brasileiras. Realizado desde 1958, o Jabuti se tornou o prêmio de maior importância no mercado editorial brasileiro, tendo a categoria “Romance Literário” como a de maior destaque.

A gaúcha Natalia Borges Polesso, autora de “A extinção das Abelhas”

A gaúcha Natalia Borges Polesso, autora de “A Extinção das Abelhas”

A paulista Andréa Del Fuego, indicada com o livro “A Pediatra”

A paulista Andréa Del Fuego, indicada com o livro “A Pediatra”

-Sueli Carneiro: os melhores momentos do papo com Mano Brown

Em 2022, o Jabuti contou com a inscrição de 4.290 livros, um número maior em 25% do que o registrando na última edição: A Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2022 foi dada a Sueli Carneiro. As vencedoras serão conhecidas no dia 24 de novembro, a partir das 20h, quando a cerimônia acontecerá no Theatro Municipal de São Paulo. O evento neste ano retorna à sua realização presencial, com transmissão pelo canal da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no Youtube: os finalistas nas demais categorias podem ser conferidos no site do Prêmio.

A autora pernambucana Michele Verunschk concorre com o livro “O Som do Rugido da Onça”

A autora pernambucana Michele Verunschk concorre com o livro “O Som do Rugido da Onça”

Publicidade

© foto 1: Gabriel Colombara/Câmara Brasileira do Livro/Reprodução

© fotos 2, 5: Wikimedia Commons

© foto 3: Renato Parada/divulgação

© foto 4: Divulgação

© foto 6: Instagram/reprodução


Canais Especiais Hypeness