Debate

Presente, passado? Confira um apanhado divertido das melhoras ‘evidências’ de viagens no tempo

14 • 11 • 2022 às 11:11
Atualizada em 12 • 12 • 2022 às 11:24
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Não é difícil compreender o fascínio pela ideia de viajar pelo tempo: descobrir o futuro ou visitar o passado é um sonho antigo da humanidade e, por mais improvável ou mesmo impossível que seja na vida real, nada impede que busquemos indícios dessa hipótese, como fotos ou imagens que possam comprovar nossa fantasia preferida. Assim, de quando em quando, a internet “descobre” um novo viajante no tempo – e quase sempre através da aparição de supostos celulares ou smartphones em fotografias ou pinturas do passado.

-Este cara afirma ter viajado para o ano 5000 e ter uma foto do futuro como prova

Enquanto algumas imagens são facilmente desvendadas, outras realmente intrigam, ao redor do que seria o misterioso objeto que mais parece de fato uma tecnologia do presente em uma imagem do passado. Seja como for, o fato é que essas são algumas das muitas histórias – absurdas ou reveladoras – que mais se popularizam pelas redes: assim, reunimos aqui as melhores “provas” que revelam smartphones em imagens do passado, como possíveis registros de viajantes no tempo.

iPhone na Segunda Guerra

Na foto, “Papa George” carrega um objeto que pode ser um espelho - ou um iPhone nos anos 40

Na foto, ‘Papa George’ carrega um objeto que pode ser um espelho – ou um iPhone nos anos 1940

-Seleção Hypeness: 20 lugares para voltar no tempo em SP

Essa foto foi postada no TikTok pelo neto do “Papa George”, mostrado na foto tirada nos anos 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, segurando um objeto misterioso que mais parece um iPhone. Muita gente afirmou se tratar simplesmente de um espelho, mas, para Jimmy, que postou a imagem, trata-se de uma prova de que seu avô era um viajante no tempo.

Smartphone filmando Tyson

Mike Tyson no início da luta, com a misteriosa câmera portátil à sua direita filmando a cena

Mike Tyson no início da luta, com a misteriosa câmera portátil à sua direita filmando a cena

Esse seria um viajante que teria voltado só um pouco no tempo – logo ali, aos anos 1990, para assistir à luta entre Mike Tyson e Peter McNeeley, em Las Vegas, que marcou o retorno do campeão aos ringues, O registro mostrando uma pessoa aparentemente filmando a luta com um smartphone viralizou no Youtube e causou espanto, já que a luta aconteceu em 1995, cerca de dez anos antes de o primeiro celular com câmera. A propósito, Tyson venceu a luta após apenas 89 segundos.

Celular na praia – em 1943

A foto foi tirada no Reino Unido em 1943, e destaca o homem ao centro olhando seu suposto telefone

A foto foi tirada no Reino Unido em 1943, e destaca o homem ao centro olhando seu suposto telefone

Essa foto foi tirada em 1943, revelando trabalhadores britânicos em um momento de folga à beira do mar: ao centro da imagem, porém, uma pessoa vestindo roupas estranhamente diferentes parece verificar algo em seu telefone celular. O homem foi apelidado de “caçador de Sol”, e teria viajado do futuro para pegar uma praia em uma época menos poluída e mais aprazível para um bom mergulho.

Carta – ou telefone? – no século 17

O mensageiro no quadro parece tirar uma foto da jovem moça que espera em seu vestuário

O mensageiro no quadro parece tirar uma foto da jovem moça que espera em seu vestíbulo

-‘Orquestra Obsoleta’ reinterpreta clássico de New Order só com instrumentos de 1930

O quadro “Jovem Mulher com uma Carta e um Mensageiro em um Interior”, pintado pelo holandês Pieter de Hooch em 1670, mostra, como a tradução livre do nome sugere, uma jovem em um vestíbulo recebendo uma carta das mãos de um mensageiro. Para os investigadores da internet, porém, o objeto nas mãos do homem envia outros tipos de mensagem – não escrita em um papel, mas por SMS, WhatsApp e outros aplicativos.

Viajante no tempo “hipster”

O "hipster" na foto tirada em 1941 tornou-se celebridade na internet, mais de 70 anos depois

O ‘hipster’ na foto tirada em 1941 tornou-se celebridade na internet, mais de 70 anos depois

-Blog reúne fotos dos nossos pais e prova que eles eram hipsters sem querer

Esse não mostra um smartphone, mas tornou-se tão popular que não poderia ficar de fora dessa seleção: trata-se de uma foto mostrando a inauguração da ponte South Fork Bridge na Colúmbia Britânica, em 1941. A imagem não teria maiores importâncias, não fosse a misteriosa presença de um homem que mais parece um “hipster”, vestindo roupas modernas e um óculos escuro especialmente contemporâneo em plena década de 1940.

Figurante em filme do Chaplin

A misteriosa personagem no filme "O Circo", de Charles Chaplin, seria uma viajante no tempo?

A misteriosa personagem no filme ‘O Circo’, de Charles Chaplin, seria uma viajante no tempo?

A cena dura poucos segundos, mas rapidamente viralizou, mostrando uma pessoa, possivelmente uma senhora, caminhando na rua e aparentemente falando em um telefone móvel. Não bastasse a sequência improvável ter sido filmada em 1928, ela é uma cena do clássico “O Circo”, filme de ninguém menos que Charlie Chaplin – sim, um viajante no tempo teria participado como figurante no filme, em passagem que pode ser vista aqui.

Um celular em Reykjavik nos anos 1940

O homem parece falar ao telefone e olha desconfiado para a câmera na foto tirada nos anos 1940

O homem parece falar ao telefone e olha desconfiado para a câmera na foto tirada nos anos 1940

A foto foi tirada nas ruas do centro de Reykjavik, capital da Islândia, mostrando soldados e marinheiros entre os civis em 1943. Para além de seu valor como registro histórico, a imagem se popularizou quando alguém reparou no homem de chapéu, olhando para a câmera e segurando um objeto posicionado em seu ouvido: seria um viajante falando em um celular em plena década de 1940?

Quadro de 1860 com smartphone

A moça olhando o hinário (ou o telefone) no quadro “O aguardado”, do pintor Ferdinand Georg Waldmüller

A moça olhando o hinário (ou o telefone) no quadro “O aguardado”, de Ferdinand Waldmüller

-12 invenções que pareciam ser o futuro da tecnologia mas que acabaram ultrapassadas

Essa  teoria da conspiração sobre viagem no tempo volta e meia retorna, mostrando o quadro “O Aguardado”, do pintor austríaco Ferdinand Georg Waldmüller, onde uma jovem caminha e olha para um objeto que parece iluminar seu rosto – tal qual a tela de um smartphone. Rapidamente comentários elucidaram se tratar de um hinário, livro de cantos religiosos e orações, mas muita gente segue apostando se tratar, em verdade, de mais uma prova de uma viajante no tempo.

Publicidade

© fotos 1, 3, 5, 7: Reprodução

© fotos 2, 6: Youtube/Reprodução

© fotos 4, 8: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness