Ciência

Supertelescópio James Webb descobre galáxias primitivas do começo do Universo

18 • 11 • 2022 às 15:25
Atualizada em 18 • 11 • 2022 às 15:46
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

A NASA anunciou que o Telescópio James Webb foi capaz de captar imagens de galáxias primitivas originadas no começo do Universo.

Segundo a agência, os registros surpreendem por se tratar de duas galáxias “inesperadamente brilhantes” e podem representar novas informações para o surgimento do Universo e o próprio Big Bang.

Duas galáxias a 19 bilhões de anos-lçuz do nosso planeta foram descobertas pelo James Webb

“Este é um capítulo totalmente novo para a astronomia”, afirmou Paola Santini, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, através de comunicado.

“Essas observações fazem sua cabeça explodir […]. É como uma escavação arqueológica e, de repente, você encontra uma cidade perdida ou algo que não conhecia. É simplesmente impressionante”, acrescentou Santini, que faz parte do Observatório Astronômico de Roma.

As galáxias se originaram a cerca de 19,5 bilhões de anos atrás e podem representar um novo capítulo na origem do Universo. O brilho intenso das galáxias sugere um tipo de formação desconhecida. Além disso, seu formato – mais próximo de um disco, e não de uma espiral – pode revelar novas informações sobre as galáxias primordiais da origem do nosso mundo.

Esta é apenas uma das descobertas do telescópio James Webb nas últimas semanas. Nesta semana, foi revelado que o telescópio captou perfeitamente o surgimento de uma nova estrela a cerca de 100 milhões de anos-luz da Terra.

Leia também: James Webb: telescópio captura imagens incríveis dos ‘Pilares da Criação’

Publicidade

Fotos: NASA/Divulgação


Canais Especiais Hypeness