Inovação

Velocidade máxima: Como seria se a Estação Espacial orbitasse a Terra na altitude de jatos comerciais?

11 • 11 • 2022 às 15:04
Atualizada em 30 • 11 • 2022 às 15:00
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O que aconteceria se a Estação Espacial Internacional, a ISS, orbitasse a Terra não centenas de quilômetros acima da superfície, mas bem perto, na mesma altitude por onde cruzam jatos comerciais? Lembrando que, de onde está, a 250 milhas de altitude (402 km), ela leva 90 minutos para dar um giro completo em nosso planeta.

Em novo vídeo, o entusiasta de aviões Benjamin Granville usou o popular jogo “Microsoft Flight Simulator” para mostrar como seria o deslocamento da estação espacial a apenas 10 mil pés de altitude (equivalente a apenas 3 mil metros do chão), e os resultados são incríveis. As imagens, diga-se, podem causar tontura nos mais sensíveis.

Leia também: Sistema Solar: Vídeo impressiona ao comparar tamanho dos planetas e velocidade de rotação

A simulação mostra a ISS varrendo o céu a uma velocidade inacreditável, que os objetos em órbita baixa da Terra precisam manter.

ISS

Para se ter uma ideia, se você tentasse tirar uma foto da ISS cruzando, precisaria estar muito bem-preparado, pois você teria apenas uma fração de segundo para acertar o obturador da câmera.

Claro, tal manobra nunca poderia ser realizada na vida real. Não só a estação espacial precisaria superar uma quantidade monstruosa de resistência do ar, como também precisaria de uma quantidade absurda de propulsão para manter sua velocidade.

E isso sem mencionar o fato de que, ao contrário de um avião, a estação espacial simplesmente cairia do céu e sucumbiria à gravidade, já que não foi projetada para deslizar pelo ar.

Mas é uma demonstração divertida, no entanto, da extraordinária velocidade de um objeto que – de longe, pelo menos – parece estar pacificamente à deriva no céu.

Confira o vídeo:

Publicidade

Fotos: Getty Images

Vídeo: Benjamin Granville/YouTube/Reprodução


Canais Especiais Hypeness